Saiba detalhes sobre o programa Wifi Brasil
A WiFi Brasil pretende cobrir todo o território nacional, para que lares, escolas, postos de saúde e comunidades em áreas remotas possam acessar a Internet, apesar da instabilidade e distância das cidades mais desenvolvidas. Além de facilitar a vida de todos, a internet também permite que as pessoas adquiram novas habilidades, proporcionando a crianças e adultos mais conhecimento, um universo muito rico e entretenimento para todos.
Anúncios
É por isso que este projeto foi desenvolvido – sem acesso à internet, é difícil se manter atualizado, não apenas em questões sociais, mas também em questões políticas e cívicas. Hoje, já podemos considerar a Internet como algo essencial no nosso dia a dia. Isso porque nossas comunicações, notícias e até mesmo trabalho estão todos ligados à web. Nosso mundo real está conectado ao mundo virtual – e a tendência é que isso aumente.
O que é o Wifi Brasil?
Como dissemos acima, o Wifi Brasil é um programa do governo federal que oferece aos cidadãos conectividade gratuita à internet banda larga via satélite e Wi-Fi terrestre. Estima-se que o programa tenha beneficiado cerca de 11 milhões de pessoas. O programa instala antenas e roteadores em locais como escolas, assentamentos rurais, unidades básicas de saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários com velocidades de conexão de 10, 15 ou 20 megabits por segundo.
O programa é mais voltado para as áreas de maior vulnerabilidade social, sendo o Nordeste a região com maior pontuação, com 80% na zona rural. As antenas já estão instaladas em cerca de 90% do Brasil.
Além de trazer mais inclusão digital para famílias sem acesso à internet e que vivem em locais de difícil acesso, a internet está sendo utilizada para diversos fins, como educação, saúde e centros comunitários e indígenas. Há cada vez mais desinformação no Brasil, além de dar aos alunos mais informações sobre seus estudos, dar às pessoas acesso à internet também traz muitas informações muito importantes para o dia a dia das pessoas.
Com a pandemia e a crise, o número de domicílios sem acesso à internet aumentou cerca de 9%, e estima-se que em todo o Brasil, cerca de 82% dos domicílios tenham acesso à internet, o que está se tornando a necessidade número um.
Como solicitar
Para solicitar o Wifi Brasil, basta acessar o link “Get GESAC Internet Connection” e preencher o formulário com todos os dados solicitados após a análise. O preenchimento do formulário não garante o programa. Após a solicitação, seus dados passarão por uma análise técnica, independente de estar disponível em sua cidade, a análise levará aproximadamente 60 a 90 ao mesmo tempo para prestar esse serviço em sua residência Vale lembrar que esse benefício é mais direcionado a residências, escolas e centros de saúde com conexões de internet muito baixas ou inexistentes, como aldeias indígenas e vilas rurais distantes das cidades.
A instalação da rede é realizada por um técnico treinado e qualificado utilizando uma antena parabólica instalada fora de sua casa, e os fios ligados ao terra também são instalados com muita segurança; Uma vez instalada a antena, conecte os fios ao modem, que distribuirá o sinal wifi em sua residência ou comunidade e posto de saúde usando a senha e nome de usuário de sua preferência, e o técnico dará as instruções.
Cerca de 12 mil escolas em todo o país já receberam esse benefício, que melhora a qualidade do aprendizado das crianças e lhes dá maior acesso a informações e pesquisas que contribuem para o desenvolvimento do ambiente escolar. Cerca de 93% das instalações estão em áreas rurais com pouco ou nenhum acesso à Internet, o que ajuda os professores a obter mais informações e os alunos a melhorar o desempenho acadêmico.
Por meio do programa, a internet é disponibilizada de forma gratuita pelo Governo federal e o Ministério das Comunicações através de satélites em locais que não possuam acesso a internet e sinal de telefone.
Leia também: Nova regra do INSS bloqueia benefício por 30 dias
Publicado em: 14 de outubro de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.