Saiba como funciona o programa Jovem Aprendiz dos Correios - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

Saiba como funciona o programa Jovem Aprendiz dos Correios

O Programa de Aprendizagem Juvenil tem como objetivo ajudar os jovens mais necessitados a ingressar no mercado de trabalho. Nesse sentido, para conseguir uma vaga, é preciso ter entre 14 e 24 anos, além de possuir conhecimentos de ensino médio, preferencialmente de escola pública. Se este é o seu perfil, fique aqui e saiba como se candidatar a uma vaga de Correio Jovem Aprendiz.

Anúncios

Como funciona?

Projeto que funciona no Brasil desde 2000, o programa de aprendizagem visa ajudar os jovens a voar em direção às primeiras oportunidades no mercado de trabalho. Para isso, o governo federal e as empresas, públicas e privadas, precisam se envolver conjuntamente no projeto.

Hoje temos muitas empresas que implementaram o aprendizado como modelo de recrutamento. O contrato funciona da seguinte forma: Adolescentes e jovens se candidatam a vagas e assumem cargos de aprendizagem por um período de dois anos. Nesse período, o aprendiz recebe capacitação específica e exerce atividades correspondentes ao seu cargo.

Para concorrer a uma vaga é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Idade mínima de 16 anos e máxima de 22 anos;
  • Ser um estudante de escola pública, ou até mesmo ter terminado os estudos;
  • Não ter vínculo empregatício, nem registro em na carteira de trabalho;
  • Estar disponível para cumprir a carga horária de trabalho, a mesma é de no máximo seis horas por dia.

Mesmo com a idade padrão sendo entre 14 e 24 anos, esse requisito fica a cargo das empresas.

Como se inscrever

Para realizar a sua inscrição como Aprendiz acesse http://www2.correios.com.br/institucional/concursos/correios/default.cfm Clique na opção “Jovem Aprendiz”. Caso disponível, clique na opção de inscrição e forneça os dados e currículo.

Os dados informados precisam estar 100% corretos, pois, se houver alguma informação errada, você perderá a vaga por incompatibilidade dos dados cadastrais. Tenha um currículo muito bem estruturado para apresentar nesse momento.

Quais vagas estão disponíveis?

Os aprendizes costumam realizar as seguintes atividades:

  • Auxiliar os profissionais concursados;
  • Atender telefonemas e responder e-mails;
  • Auxílio no atendimento;
  • Organização de documentos;
  • Criar planilhas de controle.

Cursos de capacitação

Vale ressaltar que não há programa de aprendizagem, não há nenhum jovem aprendiz nos Correios, ou seja, para trabalhar nos Correios é necessário frequentar um programa de aprendizagem para jovens em uma área específica. Não se preocupe, os Correios irão registrá-lo assim que você for selecionado. No entanto, nada impede você de procurar instituições que ofereçam esses cursos até procurar vagas para estágio de menores de idade.

Alguns deles têm provas para você estudar e outros não, nesse caso é importante conferir. Os mais famosos são o SENAI e o CIEE, mas existem muitos outros em todo o Brasil. Você sempre pode encontrá-lo no site da Câmara Municipal. Os Correios ofereceram cursos de formação inicial e outras especializações durante o contrato de dois anos, de modo que o jovem aprendiz dos correios partiu com muita bagagem.

Leia também: Governo corta centros de ajuda em 95%

 

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..