Governo corta centros de ajuda em 95%
O orçamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) será reduzido em 95% de 2022 a 2023. Este ano, o orçamento da proposta orçamentária original era de 967,3 milhões de reais, enquanto no ano que vem representará apenas 5% do total: 48,3 milhões de reais.
Anúncios
O Suas administra e coordena o centro de atendimento a grupos carentes que pretendem se candidatar ao Auxílio Brasil, bem como o Cadastro Único, porta de entrada para outros benefícios sociais.
Esse valor pode não ser suficiente para manter o serviço e, sem a reestruturação de recursos, o sistema tende a sofrer “apagões”. Em 2022, os parlamentares aumentaram o orçamento do Suas para o ano por meio de créditos orçamentários.
“O que temos em nosso orçamento de assistência social para 2023 reflete o pacote de desmantelamento que Bolsonaro havia orquestrado antes da pandemia. , assistente social e diretora de relações institucionais da Rede Renda Básica Brasileira.
Além dos que aguardavam para receber os benefícios, formou-se uma “fila de espera”, composta por brasileiros que atendiam aos critérios para receber os benefícios, mas não conseguiram se cadastrar ou mesmo renovar o cadastro no Cardunico.
“O que temos que fazer é abrir mão da população, que é um caminho de desintegração e desespero. A opção de não servir no final do dia, o benefício pontual como cestas básicas, serviços como o cadastro único social mais as equipes de itens são suficientes para atender as necessidades e prestar todo o atendimento às vítimas de violência e moradores de rua. O Brasil exige respostas. O governo mostra desprezo pelo sofrimento do povo”, exigiu Paola Lorero.
Veja também: Jovem Aprendiz Shopping: entenda como funciona
Publicado em: 10 de setembro de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.