Ministério da Educação antecipa datas do SiSU, ProUni e Fies 2023/1
O Ministério da Educação (MEC) apresentou o Calendário de Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Amparo ao Estudante (Fies) para 2023/1. A classificação é baseada na pontuação obtida no Enem 2022 durante os três processos seletivos. No Prouni, também serão válidos os pontos conquistados no Enem 2021. No Fies, a inscrição está disponível para quem já participou de uma das edições do Enem de 2010 até a mais recente. A divulgação das notas do Enem 2022 está marcada para o dia 13 de fevereiro de 2023. Confira os novos prazos:
Anúncios
SiSU
O Sisu é um programa do governo federal que seleciona alunos para instituições de ensino superior federais e estaduais e é realizado duas vezes ao ano: primeiro e segundo semestre. Para se candidatar a uma vaga, é preciso acessar o site do Sisu, informar o número da inscrição no Enem e selecionar até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições participantes do programa, em ordem de preferência.
Durante o período de matrícula, o Sisu calcula a nota de corte de cada curso com base no número de vagas e nas notas dos candidatos admitidos uma vez por dia. Os candidatos podem alterar suas opções à vontade durante o período de inscrição. Vale ressaltar que o Sisu considera apenas o último cadastro concluído.
- Inscrições – 16 a 24 de fevereiro
- Resultado – 28 de fevereiro
ProUni
Podem se inscrever estudantes sem título superior, mas que tenham cursado o Enem, com nota média mínima de 450 e nota na prova acima de zero. Os alunos ainda precisam atender a pelo menos um dos seguintes critérios: ter concluído o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública, com bolsa integral parcial; ter deficiência; e ter sido professor de escola pública .
Podem concorrer à bolsa integral os candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal não exceda 1,5 salário mínimo. Parte do subsídio se aplica a situações em que a renda familiar mensal per capita não ultrapasse os três salários mínimos.
- Inscrições – 28 de fevereiro a 3 de março
- Resultado 1ª chamada – 7 de março
- Resultado 2ª chamada – 21 de março
Fies
O Fies financia programas de ensino superior em instituições privadas a uma taxa anual de 6,5%. Os alunos não começam a pagar suas dívidas até depois de se formarem. A taxa de subsídio é determinada de acordo com o valor do comprometimento da renda familiar mensal per capita do aluno.
- Inscrições – 7 a 10 de março
- Resultado – 14 de março
Os editais dos três processos seletivos serão divulgados em janeiro. Esses documentos detalharão o cronograma completo e as regras para cada processo de seleção. O MEC também divulgará o número de vagas para os inaugurais Sisu, Prouni e Fies em 2023. Em todos os processos seletivos, a classificação é baseada nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, mas para o Prouni também serão válidas as notas do Enem 2021. Pelo Fies, poderão se inscrever pessoas que participaram de uma das edições do Enem de 2010 até a mais recente.
Leia também: Governo Federal lança dois novos canais de TV voltados para a educação
Publicado em: 29 de dezembro de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.