Governo Federal lança dois novos canais de TV voltados para a educação - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

Governo Federal lança dois novos canais de TV voltados para a educação

Crédito da Foto: MMFDH

Anúncios

Na manhã da última terça-feira (26 de fevereiro de 2004), o Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da cerimônia de lançamento do Ministério da Educação Canal Educação e Canal Libras, que aconteceu no Palácio do Planalto. O Canal Educação transmite um programa educativo que abrange desde a educação infantil até o ensino superior. Por meio do novo canal, o governo federal pretende universalizar a educação e melhorar a qualidade e os índices nacionais de alfabetização. A iniciativa também visa capacitar professores, coordenadores e gestores escolares, atendendo aos anseios de pais preocupados com a educação de seus filhos.

O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, destacou esses canais como ferramentas para ajudar professores e gestores educacionais a enfrentar os desafios de retomar o aprendizado após quase dois anos de restrições à Covid-19. Para produção, gravação e entrevistas serão utilizados os estúdios da EBC em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, para realizar entrevistas, documentários e outras atrações, a equipe de empresas de comunicação de massa deve viajar por todo o país. A apresentação do novo programa é uma multiprogramação transmitida via televisão digital aberta na capital onde a televisão brasileira possui emissoras. No Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Luís no Maranhão, será sintonizado no canal 2.3. Em São Paulo, será transmitido no canal 1.3. O Canal Educação também oferecerá pacotes de TV por assinatura e via satélite para escolas com antenas parabólicas​​.

Já o Canal Libras será veiculado na internet 24 horas por dia, com o objetivo de apresentar conteúdos voltados ao sistema educacional nacional, da educação infantil ao ensino superior, difundindo conhecimento e informação à comunidade surda por meio de um grade dedicada. Partes dos programas do Canal Libras também serão veiculadas no Canal Educação em horários pré-estabelecidos. A primeira-dama Michelle Bolsonaro participou do lançamento e disse em seu discurso em Libras que o canal Libras é uma ferramenta importante para tornar a comunidade surda e sua língua visíveis.

Programação

Além dos programas educacionais, o Canal Educação e o Canal Libras também transmitirão programas jornalísticos. Haverá também programas como culinária, entrevistas, documentários históricos e contemporâneos, atualidades, perspectivas de futuro, entre outros, com uma programação destinada a educar, conscientizar e esclarecer os cidadãos.

A mostra começa com quatro atrações próprias produzidas pela equipe da EBC, como o talk show semanal “Falas da Educação”, que apresenta debates de 26 minutos com especialistas que discutem as melhores práticas em educação. O famoso “MEC em Ação” conterá uma pílula de um minuto sobre o desempenho do MEC. Outro programa que será transmitido é o especial “Cápsula da Educação”, marco simbólico no lançamento da emissora, com alunos e professores de todo o país dando breves depoimentos sobre a votação do Canal Educação. Para proporcionar a interação da comunidade surda e estimular a conscientização sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libra), também será transmitido um “Chat Libra” com encontros e entrevistas.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..