Fies 2023 tem datas de inscrição para o primeiro semestre - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

Fies 2023 tem datas de inscrição para o primeiro semestre

Uma nova versão do programa de financiamento estudantil conhecido como Fies será introduzida em 2023. Nesse sentido, o calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em novembro passado previa as datas de ingresso para o primeiro semestre. Atualmente, o Fies é regulamentado pela Lei 13.530 aprovada em dezembro de 2017. Portanto, existem parâmetros específicos, regras de elegibilidade e critérios de prioridade para o público-alvo. Saiba mais abaixo:

Anúncios

Qual é o cronograma do Fies 2023?

O programa Fies 2023 terá início no primeiro semestre deste ano, segundo comunicado do governo federal por meio do Ministério da Educação. Mais especificamente, os candidatos podem se inscrever entre 7 e 10 de março. Por sua vez, os resultados da teleconferência regular estão programados para serem divulgados no dia 14 de março.

No entanto, informações sobre os prazos de admissão dos alunos convocados não foram divulgadas. Também não há previsão certa para o prazo de inscrição das manifestações de interesse na lista de espera. Mais importante ainda, essas etapas são muito importantes para as universidades afiliadas que são convidadas para o programa.

O que é o Programa de Financiamento Estudantil?

Em primeiro lugar, o Fies visa fornecer financiamento de nível superior para alunos matriculados em instituições privadas. Mais importante ainda, as bolsas consideram universidades e faculdades com avaliações positivas dos parâmetros do MEC.

Atualmente, o valor da bolsa vem do Fundo de Auxílio Financeiro Estudantil. Nesse sentido, a Caixa Econômica Federal atua como operadora da agenda do programa, agente financeiro e gestora do fundo garantidor. Em geral, os benefícios do programa são organizados de acordo com a faixa de renda do candidato. Por exemplo, inicialmente, taxas de juros zero e baixas estavam disponíveis para quem ganhava até 1,5 salário mínimo por mês.

O que mudou com o Novo Fies?

À medida que a legislação foi atualizada, algumas regras foram alteradas. No Novo Fies, o Modelo 1 permite que o financiamento seja pago após a conclusão do curso. No entanto, respeite os limites de renda declarados pelo candidato no formulário socioeconômico.

Via de regra, a inscrição só é possível pela internet no portal Fies Escolha. Nesta fase, os alunos devem apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI):
  • Proposta de seguro;
  • Documento de identidade com foto e CPF;
  • Certidão de Casamento, se for casado;
  • Comprovante de residência.

Geralmente, os DRIs são obtidos diretamente do Comitê Permanente de Fiscalização da Instituição de Ensino Cooperativa do FIES. O documento é entregue após a comprovação das informações. Posteriormente, o conselho de seguro é obtido através da seleção do aluno de companhias de seguros disponíveis. No entanto, o contrato deve ser feito em um estilo de vida de crédito.

Além disso, o fiador precisará apresentar esses mesmos documentos, juntamente com a comprovação de renda. Além disso, existem alguns requisitos e regras de elegibilidade para se candidatar à Bolsa FIES:

  • Ter participado enquanto candidato ativo em alguma das edições do Enem, a partir de 2010;
  • Ter uma nota nas provas igual ou superior a 450 pontos, com base na média aritmética;
  • Não ter zerado a prova de redação;
  • Ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

As inscrições, horários e demais informações são acompanhadas pelo site do Fies vinculado aos portais do Ministério da Educação e do Gov.br.

Leia também: Ministério da Educação antecipa datas do SiSu, Prouni e Fies 2023

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..