Está chegando a hora do Enem: por onde começar? - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

Está chegando a hora do Enem: por onde começar?

Muitos alunos do Enem 2022 defendem suas dissertações começando pela tese primeiro. Os testes objetivos são extensos e às vezes cansativos, o que pode deixar os candidatos física e mentalmente exaustos de escrever uma redação de alta qualidade. Isto é um fato.

Anúncios

Se você começar pela escrita, sua mente ficará mais relaxada, capaz de encadear ideias e organizar argumentos, permitindo que você crie textos persuasivos. O melhor de tudo: sem correria frenética, pois nesse sentido, a preocupação de ficar sem tempo não existe. A partir da tese, os candidatos têm tempo para fazer um pequeno rascunho, revisar de forma limpa (com calma) até a última página, ou até mesmo revisar o texto. Se você decidir fazer a tese primeiro, pode ganhar dinheiro porque esse teste é muito importante.

Por outro lado, na época do Enem 2022, há alguns entraves do papel. Muitas vezes, ter que fazer uma dissertação logo de cara pode ser muito complicado, pois os alunos podem demorar muito para pensar no tema que será desenvolvido e como colocar a ideia no papel.

Demora um pouco para o nosso cérebro absorver a pessoa acusada no teste. Os candidatos gastam 20 minutos extras organizando conceitos em suas mentes, o que pode ter um impacto na resolução de testes objetivos. Quem escolhe começar pelo papel, no Enem 2022, precisa administrar bem o tempo, ter bom controle emocional e saber prever o tempo médio para resolver cada questão da prova objetiva.Lembre-se, a tensão vai surgir.

Agora, se você começar respondendo perguntas objetivas na prova do Enem 2022, também poderá ganhar dinheiro. Além de ter um estado de espírito mais relaxado, os candidatos podem ler dinamicamente todo o papel do teste para entender o nível de dificuldade das perguntas do teste.

Depois disso, você pode começar com os problemas mais simples e passar para os mais complexos que você pensa. Dependendo do tempo destinado a cada questão, todas as questões podem ser resolvidas, mas a folha de respostas ainda pode ser preenchida com calma. Além disso, o próprio teste pode fornecer alguns insights sobre a redação e até ajudar os candidatos a pensar sobre os tópicos apresentados. Dessa forma, você pode ter mais ideias ou conceitos em mente sobre o que escrever mais tarde.

Mas como nada na vida só tem mérito, a partir da questão objetiva no Enem 2022, se ele não tiver o mínimo de organização e planejamento, pode fazer o candidato “arregaçar” todo. Esses dois fatores são cruciais para quem está fazendo um exame ou fazendo um concurso público. Por exemplo, se você estiver com pressa por causa do tamanho da prova, ou se cada pergunta demorar mais do que o esperado para ser respondida, talvez você não tenha tempo para responder a todas as perguntas, muito menos para escrever a redação.

O aluno precisa analisar o que é mais benéfico para ele no Enem 2022. É preciso considerar seu ritmo, perfil e assuntos com os quais ele se sente mais confortável. Dependendo do seu nível de conhecimento, pode ser mais divertido começar com perguntas objetivas e deixar a escrita para o final.

Se você souber administrar bem o seu tempo total de prova (cinco horas), pode começar escrevendo, sem problemas. Normalmente, os examinandos identificam o tópico do texto e começam a escrever imediatamente após receber o teste. Em outros aspectos, ele acha que pode se sair melhor se começar com perguntas objetivas, depois de uma rápida “olhar” em seus cadernos e perceber que já tem a maioria das perguntas. O mais importante é que você faça os dois bem.

Leia também: Como consultar aprovação do auxílio

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..