Como participar do desconto na conta de luz - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

Como participar do desconto na conta de luz

A Tarifa Social é um benefício criado pelo governo federal para beneficiar unidades residenciais de famílias de baixa renda. Por meio do programa, as famílias beneficiárias recebem descontos em suas contas de energia. Redução de até 65%, até 100% para indígenas e quilombolas. Os descontos de tarifas sociais variam de acordo com o consumo mensal de cada domicílio, variando de 10% a 65%, até o limite de consumo de 220 kWh (kWh por mês).

Anúncios

Confira a tabela abaixo e entenda melhor:

CONSUMO MENSAL PERCENTUAL DE DESCONTO
Até 30 KWh 65%
De 31 KWh a 100 KWh 40%
De 101 KWh a 220 KWh 10%

Fonte: www.gov.br

Quem tem direito?

Confira quem tem direito ao desconto na conta de luz e verifique se você se encaixa em alguma das situações:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que tenham renda familiar per capita mensal menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606);
  • Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o BPC – Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social;
  • Famílias cadastradas no CadÚnico com renda mensal de até 3 salários mínimos (R$ 3.636), mas que tenham no domicílio portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos  que consumam muita energia.

Como ter desconto?

Segundo a Neoenergia, a empresa oferece benefícios tarifários sociais, ou descontos na conta de energia, para mais de 2,9 milhões de residências. Se você atende aos critérios listados acima e deseja um desconto na sua conta de energia, saiba que é fácil conseguir.

Basta ir ao Cras da sua cidade, cadastrar-se no CadÚnico e solicitar o Tarifa Social. É importante trazer documentos como RG, CPF e comprovante de residência. Se você já está cadastrado no Cadatro Único e ainda não recebeu desconto na conta de energia, basta solicitar este benefício.

Vale lembrar que os domicílios cadastrados no Kadunico também são incluídos na tarifa social por meio do cruzamento de dados do Ministério da Cidadania e do sistema distribuidor de energia. Esse registro automático ocorre uma vez por mês.

 

Leia também: É necessário fazer aprova de vida do INSS para 2022

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..