Como dar entrada no pedido de aposentadoria online
Com a comodidade da aposentadoria online, você pode iniciar seu processo sem sair de casa, enfrentar uma fila ou algo do tipo. Aprenda como iniciar o processo de fazer você mesmo um sofá! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou o aplicativo Meu INSS, que está online desde 2018.
Anúncios
Desde então, tornou-se possível realizar diversos processos por meio dele, sendo um deles a aposentadoria online. É uma ideia muito boa porque é para isso que a tecnologia existe para facilitar os processos e tornar a nossa vida mais funcional. Por meio do aplicativo, o INSS pode reduzir significativamente o número de pessoas efetivamente atendidas, que é o objetivo.
Aposentadoria online: como dar entrada
Vamos dar um passo a passo bem direto para você que quer e precisa se aposentar online. Vale lembrar que esse processo pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site do INSS.
1) Download do App Meu INSS
O App Meu INSS está disponível desde 2018 e foi criado para dar praticidade às solicitações e serviços que o órgão oferece. O app está disponível para Play Store e App Store. Busque pelo “Meu INSS” e clique em baixar.
2) Selecione o processo
No app você irá se deparar com diversos ícones. É necessário selecionar o ícone que tem a opção de “Pedir aposentadoria” para começar seu processo. Nesse menu vão abrir algumas opções com modalidades diferentes de aposentadoria como aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, entre outras.
O ideal é que você saiba em qual modalidade se encaixa para que não se frustre futuramente.
3) Responda as perguntas
Verifique se a sua modalidade está realmente correta e, depois, o INSS inicia um processo de perguntas ao beneficiário com o intuito de saber mais sobre você, como tempo de trabalho especial, rural, fora do país, se já foi ou é funcionário público ou trabalho como professor. O app autoriza a entrada no processo e você confirma para iniciar os procedimentos burocráticos.
4) Dados e Documentos
Uma dica importante é que você mantenha os documentos abaixo, com histórico de contribuição organizados e segmentados para não haver confusão, se possível, escaneados.
- RG ou CNH (note: é importante conter o CPF nesse documento)
- Carteira de trabalho com histórico dos empregadores
- CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, no qual consta todo histórico de contribuições do beneficiário.
- Comprovante de residência
- Requerimento manuscrito
- Comprovante de atividade especial, rural ou no exterior (caso se aplique a sua situação)
Todos os documentos que comprovem o seu tempo de contribuição são importantes na hora da aposentadoria online.
Ao fim de todas essas etapas, o app irá pedir o seu CEP para que você compareça ao posto de atendimento mais próximo, se for necessário. Depois de concluir todo o processo, deve estar em sua tela uma síntese de todos os dados e informações que você forneceu ao app, para corrigir eventuais incorreções.
Também é feita uma confirmação de veracidade desses dados. Selecione a opção que indica que você leu e confirma todas as informações. A partir desse momento é só esperar a análise e torcer por um resultado positivo em seu pedido. Nos casos de resultados negativos, o ideal é contratar um advogado previdenciário.
Leia também: Detalhes sobre o salário maternidade
Publicado em: 6 de setembro de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.