Agora é possível consultar processos do INSS pelo CPF
Fazer uma consulta de processo do INSS não é tão fácil como as pessoas querem ou gostariam que fosse. A informação não está divulgada em todos os lugares e aqueles que têm processo na justiça acabam, por muitas vezes, não conseguindo ver como anda o procedimento.
Anúncios
Neste post trouxemos informações valiosas para você! Confira:
Como fazer a consulta processo INSS?
- Acesse o site Meu INSS;
- Clique em “Agendamentos/Solicitações;
- Informe seu CPF, nome completo e data de nascimento;
- Clique em “Continuar sem Login”.
Depois, basta conferir se o resultado que esperava saiu ou não. Caso positivo, o trabalhador deve esperar que o banco realize o pagamento diretamente em sua conta. Se não concordar com o valor, é possível solicitar uma revisão na análise dos dados. Em caso de indeferimento, você também pode solicitar uma análise. Porém, se a resposta for negativa, será preciso entrar em contato com um advogado.
A revisão é necessária
Se você notou alguma diferença no valor que esperava receber, solicite um pedido de revisão.
O INSS não é a única coisa que você pode consultar através do seu CPF. Existem outras informações úteis, localizadas por meio desse documento.
Algumas dessas informações são:
- Crédito negativado;
- Entidades jurídicas abertas em seu nome;
- Ações judiciais;
- Registros Criminais;
- Entre outros.
Leia também: Veja 3 benefícios sociais que o INSS oferece
A consulta de processo do INSS pelo CPF chegou para trazer praticidade ao dia a dia de todos. Pelo celular, tablet ou computador, todo o procedimento se tornou mais simples, evitando que as pessoas deixem suas casas ou trabalhos apenas para realizar tal ação.
A consulta do INSS através de um meio eletrônico, faz com que as informações estejam muito mais organizadas, o que permite encontrar exatamente o que deseja de maneira muito mais rápida e atualizada.
Além disso, é possível, ainda, saber outros detalhes sobre o seu benefício, como, por exemplo, se ele está sendo pago em dia, qual empresa atrasou, se existe alguma pendência, etc.
O trabalhador pode consultar o seu INSS através do CPF para descobrir informações relacionadas há:
- Aposentadoria;
- Rendimento do INSS
- Declaração de Imposto de Renda;
- Financiar uma casa;
- Entre outros.
Publicado em: 13 de agosto de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.