Anúncios
No financiamento imobiliário, a Caixa Econômica Federal se destaca. Hoje, o banco domina a provisão de crédito imobiliário, sendo responsável por aproximadamente 70% do financiamento contínuo do país. Mesmo que as mudanças anunciadas em janeiro deste ano se reflitam na cota e nos juros da linha de crédito habitacional da CEF, muitos brasileiros ainda têm interesse em aprender mais sobre como funciona o financiamento.
Pensando nisso, preparamos um tutorial com todas as informações necessárias para você transformar seu sonho em uma casa.
Como adquirir um financiamento?
O primeiro passo para iniciar o financiamento é realizar uma simulação no site da CAIXA. Os interessados no crédito também podem procurar a agência da CEF ou o correspondente Caixa Aqui, para esclarecimento de dúvidas relevantes sobre os procedimentos necessários.
Após a entrega dos documentos, a Caixa irá analisar o cadastro para verificar se o crédito pode ser aprovado.
Somente depois da aprovação é que serão tomadas as medidas em relação à compra do imóvel. Os engenheiros do banco irão avaliar o imóvel (o valor dessa avaliação será usado para a concessão do crédito independente do valor cobrado pelo imóvel). Durante o processo, a Caixa também avaliará a documentação do vendedor.
Com base nas informações coletadas, os profissionais da CEF indicarão o melhor tipo de financiamento para o seu caso. Em seguida, todos os documentos serão coletados para detalhar o contrato. O prazo para solicitar a transferência do valor para o vendedor do imóvel. A partir daí, as taxas de financiamento serão cobradas de acordo com as condições estipuladas no contrato.
Quais documentos precisa?
Os documentos necessários para obter o financiamento podem variar dependendo do tipo de crédito selecionado. Ao entrar em contato com o banco pela primeira vez, certifique-se de preparar os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto
- Comprovante de renda
- Última declaração do IRPF (com recibo de entrega à Receita Federal)
Além disso, o certificado de registro do hotel e os documentos pessoais do vendedor também são necessários. A lista completa dos documentos está disponível no site da Caixa (clique no link para abrir o arquivo).
Usando o FGTS
A Caixa Econômica é o banco responsável pela gestão do fundo garantidor de qualificação. Portanto, a agência permite a utilização do FGTS para financiamento imobiliário nas seguintes circunstâncias.
Compra e construção – A pessoa que pretende adquirir ou construir um imóvel para fins residenciais pode utilizar o saldo do FGTS para pagar parte ou a totalidade do valor do imóvel; Amortização ou liquidação de saldos devedores – quem der a garantia pode utilizar o saldo do FGTS para amortizar ou pagar parte do valor devido; Pagamento de parte do parcelamento – Outra possibilidade é usar o saldo do fundo para reduzir o valor total da parcela do financiamento em até 80% em um prazo não superior a 1 ano. Para utilizar os recursos em qualquer um dos casos, é necessário verificar primeiro o saldo da sua conta do FGTS na Caixa. Em seguida, verifique com o gerente se é possível usar o saldo para investir na sua própria casa. Apresente todos os documentos necessários e aguarde a análise do banco. Se tudo for aprovado, libere seu FGTS para uso nas hipóteses acima.