Vale-gás nacional: governo pode conceder benefícios a até 16 milhões de famílias
Como alternativa ao Bolsa Família, o Auxílio Brasil pode oferecer benefícios adicionais para cobrir os gastos com gás de cozinha.
Anúncios
Uma medida provisória para criar um plano social denominado Auxílio Brasil em substituição ao Bolsa Família foi submetida ao Senado. O texto traz mudanças como aumento do valor médio, inclusão de novos beneficiários e até criação de benefícios adicionais.
Uma dessas vantagens são os vouchers de gás. No momento, o governo e a Petrobras estão analisando que esse auxílio será usado para financiar o gás de cozinha de famílias carentes do país.
Segundo nota do presidente Jair Bolsonaro, os vales-gás podem ser emitidos a cada dois meses. Não há mais informações sobre esse benefício, que deve ser pago pela Petrobras com os dividendos pagos à aliança.
O valor do gás de cozinha
Bolsonaro criticou recentemente o preço do gás, garantindo que o governo federal tem feito o possível para cobrar zero de imposto sobre o produto. Segundo ele, o preço do engarrafamento é de 45 reais, mas o preço médio de venda é de 110 reais.
“O imposto federal é zero e eu zerei o imposto federal sobre a gasolina. Portanto, a parcela acima de 45 reais vai para o ICMS [Imposto sobre a Contribuição de Mercadorias e Serviços], que é um tributo dos governadores dos estados. Trata-se de frete e a margem de lucro do vendedor “, disse ele.
Ajuda do brasil
O novo plano de transferência de renda deve incluir mais de 2 milhões de beneficiários, passando dos atuais 14,6 milhões para 14,6 milhões. O valor do benefício deve ser aumentado para, em média, 280 reais.
Além dos vales-gás que ainda não foram confirmados, o Auxílio Brasil aprovou complementos e benefícios adicionais. Veja o que são:
Benefício Primeira Infância;
Benefício Composição Familiar;
Benefício de Superação da Extrema Pobreza.
Auxílio Esporte Escolar
Bolsa de Iniciação Científica Júnior;
Auxílio Criança Cidadã;
Auxílio Inclusão Produtiva Rural;
Auxílio Inclusão Produtiva Urbana;
Benefício Compensatório de Transição.
Publicado em: 10 de setembro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.