Vale-gás do Governo Federal: O calendário acabou! Veja quando você recebe - Programa do Governo

Vale-gás do Governo Federal: O calendário acabou! Veja quando você recebe

Ao contrário do que se imagina, governo federal deve começar a pagar pela Vale-Gás já em dezembro

Anúncios

No início desta semana, o governo federal aprovou um vale nacional de gás natural para brasileiros em situação de desvantagem social. A ideia é ajudar as pessoas que atualmente têm dificuldade para comprar botijões de 13 kg. Isso está se tornando cada vez mais um luxo nas casas dessas pessoas.

Mas e o calendário de benefícios? Nossa equipe entrou em contato com o Ministério da Cidadania, e a pasta confirmou que o primeiro pagamento dos benefícios deveria ser feito em dezembro deste ano. A data será divulgada no site, em primeira mão.

Porém, neste primeiro momento, o programa ainda está engatinhando e deverá atender apenas a um pequeno número de usuários.

Segundo o ministério, o primeiro pagamento será repassado a partir do fundo próprio da carteira de investimentos. Segundo eles, serão 300 milhões de reais. É concebível que esse dinheiro tenha sido doado pela Petrobras para esses repasses. Mas o fato é que a pasta não informa se essa é realmente a fonte do recurso.

Nesse primeiro momento, o dinheiro será usado para pagar cerca de 5,8 milhões de brasileiros. Isso é muito menor do que o número de pessoas que recebem assistência do Brasil. Segundo o Ministério das Relações Civis, aproximadamente 14,5 milhões de pessoas vivem na nova família do Bolsa Família.

A redução do número de usuários pode vir a ser alvo de críticas da oposição. Nossa equipe também conversou com alguns representantes nos bastidores, e eles disseram que deveriam pressionar o governo federal para que convide mais gente para participar do projeto até dezembro deste ano.

Deve mudar

Como todos sabemos, isso só se tornará realidade no primeiro pagamento. Porque, como disse o ministério, o primeiro repasse só pode ser pago com os 300 milhões de reais hoje detidos pela pasta.

A previsão é de que até 2022, o orçamento cresça. Então, nesse sentido, mais pessoas podem aderir ao bem-estar. De qualquer forma, sabe-se que é impossível atingir a meta do projeto de 24 milhões.

Quem recebeu o vale-gás
O plano, aprovado pela Assembleia Nacional e aprovado pelo Bolsonaro, deve ser parcelado para as pessoas que tenham um impacto positivo no Cardunico e não ultrapasse a metade do salário mínimo per capita.

Além desse grupo, o dinheiro também foi doado para as pessoas do Benefício em Dinheiro Continuado (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estima-se que mais de 3 milhões de brasileiros façam parte desse grupo.

Publicado em: 26 de novembro de 2021

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.