Vale a pena comprar uma casa para alugar em 2021?
Entre as flutuações das taxas de juros e a inflação, vale a pena comprar ou alugar uma casa em 2021? Veja a opinião de especialistas sobre o assunto!
Anúncios
Quem quer investir no mercado imobiliário deve ficar atento aos números – principalmente quem quer apostar no leasing. Isso porque, com o aumento dos aluguéis e dos preços dos imóveis, é preciso refletir se vale a pena comprar uma casa para alugar em 2021.
Para entender a trajetória atual do setor imobiliário, basta olhar para o índice atual que indica os rumos do setor. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Pesquisas Econômicas (FGV / IBRE) da Fundação Getúlio Vargas, em junho, o IGP-M, conhecido como inflação de aluguéis, aumentou 35,75% nos últimos 12 meses.
Pelos cálculos do FipeZap, o preço médio de venda de uma casa como indicador do mercado imobiliário também subiu neste ano, embora o aumento seja inferior à inflação. De acordo com o relatório do FipeZap, isso significa que “o preço médio de venda de imóveis residenciais caiu 1,43%”.
Porém, além de verificar o percentual, o investidor também deve avaliar o retorno do investimento. Pensando nisso, ele conversou com especialistas do mercado imobiliário para entender as circunstâncias dessa volta. Verificar!Como estão as vendas no mercado imobiliário em 2021
Para Tiago Galdino, diretor financeiro do portal de vendas e locação de imóveis Imovelweb, o mercado imobiliário é um dos poucos setores que pode superar a crise financeira provocada pela pandemia de Covid-19. “Bons investimentos que geram renda com aluguel são mais restritos. O mercado imobiliário é muito impulsionado por oportunidades, mesmo em situações de crise”, disse Galdino.
Portanto, há espaço para investimentos – mas é preciso entender as oportunidades certas e ter em mente os fatores que podem afetar os preços na região. “O consumidor precisa enxergar oportunidades. Alguns nichos deixaram de ser atraentes, por exemplo, salas comerciais. Agora, quem dá atenção ao setor residencial precisa estar atento à comunidade”, sugeriu.
Fernando Trotta, sócio-fundador da imobiliária Pivô de São Paulo, também acredita que a compra de imóveis para locação ainda vale a pena, mas para setores específicos de mercado, residências de curta duração, como apartamentos de custódia rápida. “Algumas empresas vêm aqui para investir do exterior”, disse.
Porém, antes de entrar neste segmento de mercado, é recomendável entender suas necessidades. “Às vezes você ganha 5 mil reais, às vezes você ganha 3 mil reais”, prevê Trotta.
Agora, se essa mudança não é atraente para os investidores, é recomendável encontrar um método de saída mais contratual. “Se você acha que essa volatilidade é preocupante, sugiro que olhe para propriedades com arrendamentos mais tradicionais e contratos de 30 meses”, disse ele.
Para saber se vale a pena comprar um imóvel para alugar em 2021, o que precisa ser considerado
Gustavo Kosnitzer, chefe da Warren Capital Markets, está otimista com o mercado imobiliário, embora esteja cauteloso quanto ao desejo de investir diretamente na região. “Comprar um imóvel tem uma jornada completa. Custos de transação, você tem que encontrar inquilinos, tudo é pago pelo imposto”, disse.
Isso porque se trata de uma iniciativa com custos inerentes à região, como o custo de vacância. Kosnitzer sugeriu: “O momento da compra é fácil, você deve olhar para o momento certo para receber a recompensa.”
O analista de Fundos Imobiliários da Ativa, Gabriel Teixeira, apontou os riscos dessa dinâmica de locação. “O proprietário que comprou o imóvel gastou muito dinheiro. Com esse dinheiro, ele não conseguiu diversificar”, disse. Teixeira recomenda fundos de investimento imobiliário (FII) para quem quer se firmar na venda de imóveis e garantir maior rentabilidade.
“Tem mais facilidades. É mais fácil de obter e a carteira de investimentos é mais diversificada. Você pode investir em shoppings, hospitais, bancos e pode construir sua própria carteira de investimentos”, sugerem analistas.
Segundo especialistas, saber avaliar se um imóvel é uma boa opção de investimento
1. Conheça a competição em sua área
Encontre a faixa de valor próxima. Com quantas casas você vai competir?
2. Por favor, considere com antecedência antes de comprar um imóvel alugado em 2021
As casas preparadas para intervenção técnica são mais atrativas, principalmente no setor nobre. Isso precisa ser levado em consideração para prever o custo de ajuste do site.
3. Preste atenção ao preço de manutenção
A avaliação terá que pagar por carpintaria, visto e terá uma estadia curta. O custo por metro quadrado é de 1.200 a 2.000 reais.
4. Conheça o seu público
É importante pesquisar o local do investimento. Por exemplo, há maior interesse em locais com áreas de lazer.
Publicado em: 15 de outubro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.