Solicitar um empréstimo pelo AUXÍLIO BRASIL - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

Solicitar um empréstimo pelo AUXÍLIO BRASIL

Economistas têm feito alguns alertas sobre o produto desde que o governo federal começou a fazer os primeiros anúncios sobre os empréstimos por meio do Auxílio Brasil. Isso porque os especialistas acreditam que o produto pode prejudicar o bolso das famílias de baixa renda, afundando-as em dívidas e quebrando seus orçamentos. Portanto, alguns pontos precisam ser analisados ​​antes de encomendar o produto.

Anúncios

O empréstimo do Auxílio Brasil foi uma novidade anunciada neste ano. O governo federal vê neste produto uma oportunidade de dar às pessoas de baixa renda que não conseguem comprovar sua renda e, portanto, não possuem garantias suficientes para obter crédito financeiro, agora têm a oportunidade de solicitar um empréstimo. O dinheiro deve ser gasto onde as pessoas acharem melhor.

Para Daniella Marques, presidente da Caixa Econômica Federal, o dinheiro deveria ser usado para quitar dívidas mais caras, ou investir em startups. Por isso, assume a promessa de desencadear o “crédito consciente”, alertando os beneficiários sobre os riscos das operações e a melhor forma de aplicação dos recursos.

Todos os 12 bancos aprovados para fornecer folha de pagamento do Auxílio Brasil devem esclarecer o procedimento para seus clientes. Antes de fechar o contrato e liberar o dinheiro, o cidadão deve responder a um questionário enviado pelo banco informando que entende como funciona todo o processo. O questionário deve incluir o valor cobrado, os juros e as condições de pagamento.

Pagamento de Empréstimos de Auxílio Brasileiro

A Auxílio Brasil pagará o empréstimo descontando as parcelas do valor do benefício pago. O depósito caução a pagar é de 40%, valor máximo que deve ser descontado do salário para cobrir o empréstimo do salário. Considerando o parcelamento de 400 reais, esse é o valor estipulado por lei para o pagamento do auxílio.

De acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Cidadania, as condições de pagamento são as seguintes:

Valor premiado: até R$ 2.569,00;
Quantidade de parcelas: até 24 meses, ou seja, dois anos;
Juros: até 3,5% ao mês;
Valor das parcelas: R$ 160,00.
Isso significa que todo mês, um valor equivalente a 240 reais por mês ficará guardado na conta do cidadão para outras despesas.

Vale a pena pedir empréstimo pelo Auxílio Brasil?

Segundo especialistas ouvidos pelo G1, os empréstimos por meio do Auxílio Brasil só beneficiam quem tem necessidades urgentes e inadiáveis. É preciso planejar como usar esse dinheiro e evitar gastá-lo com contas do dia a dia ou compras inúteis.

Eli Borochovicius, professor de finanças do curso de administração de empresas da PUC-Campinas, disse que o empréstimo só vale a pena se o cidadão comparar a taxa de juros de sua dívida com a taxa de juros do empréstimo salarial, informada pelo portal UOL. Se o seu limite de crédito for baixo, pode valer a pena solicitá-lo para quitar dívidas.

Avalie se não há comprometimento com o sustento da família no momento da assinatura do contrato de empréstimo consignado. Como o cidadão deve continuar pagando os benefícios caso seja excluído do programa, é importante entender que esse crédito também é uma dívida.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..