Sobre a CAIXA ECONÔMICA Habitação Federal
Tire todas as suas dúvidas sobre o financiamento imobiliário CAIXA: documentos necessários, como solicitar o crédito e o 0800 para esclarecer suas dúvidas
Anúncios
No que se refere ao financiamento imobiliário, a Caixa Econômica Federal se destaca. O banco é hoje líder na concessão de crédito imobiliário e é responsável por cerca de 70% do financiamento em curso no país. Embora as mudanças anunciadas em janeiro deste ano se reflitam na cota e nos juros da linha de crédito habitacional da CEF, muitos brasileiros ainda têm interesse em aprender mais sobre como funciona o financiamento.
Pensando nisso, preparamos um tutorial com todas as informações necessárias para que você possa colocar em prática o seu sonho de ter uma casa.
Como obter financiamento?
O primeiro passo para iniciar o financiamento é fazer uma simulação no site da CAIXA. Os interessados em financiar também podem entrar em contato com a agência CEF ou com o correspondente da Caixa Aqui para esclarecer suas principais dúvidas sobre os procedimentos necessários.
Após a entrega dos documentos, a Caixa irá analisar o cadastro para verificar se o crédito pode ser aprovado. Somente após a obtenção da aprovação, serão tomadas medidas contra a compra do imóvel. O engenheiro do banco avaliará o imóvel (independente de quanto seja cobrado do imóvel, o valor da avaliação será utilizado para a concessão do crédito). Nesse processo, a Caixa também avaliará os documentos do vendedor.
Com base nas informações coletadas, os profissionais da CEF indicarão a melhor modalidade de financiamento para o seu caso. Todos os documentos serão coletados para a formulação do contrato. O prazo necessário para transferir o valor para o vendedor do imóvel. Após isso, as taxas de financiamento serão cobradas de acordo com as condições estipuladas no contrato.
Documentos necessários
Os documentos apresentados para obtenção de financiamento podem variar de acordo com o método de crédito selecionado. Ao entrar em contato com o banco pela primeira vez, é importante ter os seguintes documentos em mãos:
Documento de identificação com foto
Prova de renda
Última declaração de IRPF (juntamente com o recibo entregue ao IRS)
Além disso, um certificado de registro de imóvel e os documentos pessoais do vendedor também são necessários. A lista completa dos documentos está disponível no site da Caixa (clique no link para abrir o documento).
Use FGTS
A Caixa Econômica é o banco responsável pela administração do fundo de indenização por rescisão de contrato de trabalho. Portanto, a agência permite que o FGTS seja utilizado para financiamento imobiliário nas seguintes circunstâncias:
Compra e construção – Os interessados em comprar ou construir imóveis residenciais podem utilizar o saldo do FGTS para pagar parte ou a totalidade do valor do imóvel;
Amortização ou liquidação de saldos devedores – quem atualmente está financiando imóveis pode utilizar o saldo do FGTS para amortizar ou pagar parte dos atrasos;
Pagar parcelas parciais – Outra possibilidade é usar os saldos dos fundos para reduzir o total das parcelas do empréstimo em até 80% no período de até 1 ano.
Para utilizar os recursos em alguma dessas situações, é preciso primeiro verificar o saldo da sua conta do FGTS na Caixa. Em seguida, verifique com o gerente a possibilidade de usar o saldo para investir na casa. Apresente todos os documentos necessários e aguarde a análise do banco. Se tudo for aprovado, o seu FGTS será liberado e utilizado nas condições acima.
Quando posso usar o financiamento?
Ao contrário do que muitos pensam, a linha de crédito habitacional da Caixa não se destina apenas à aquisição de imóveis residenciais. Você também pode usar o banco para comprar imóveis comerciais, renovar os imóveis adquiridos ou até mesmo construir uma casa no terreno que você possui. Veja as principais circunstâncias em que o crédito pode ser solicitado:
Comprar imóvel novo, financiar até 90% do valor total, pagar 30 anos;
Utilizar o FGTS para financiar a compra de imóveis usados com até 90% do valor ou 50% do valor das demais aquisições;
Construir em terreno próprio, pago por 30 anos, com juros de 5% ao ano;
Adquirir terrenos e construir imóveis, até 90% do valor do financiamento;
Para reformas, conclusão de construção ou ampliação de um imóvel, o prazo de pagamento é de até 30 anos e os juros são de 5% ao ano.
Em alguns casos, famílias com renda não superior a R $ 3.275 podem obter um bom desconto.
Por isso, vale a pena ir até uma agência da Caixa Econômica para saber quais são as melhores opções no seu caso.
Minha casa minha vida
O programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, possibilita a compra de imóveis subsidiados. O plano é dividido em duas categorias principais: domicílios com renda mensal não superior a R $ 1.600 e domicílios com renda entre R $ 1.600 e R $ 5.000. No primeiro caso, o pedido é feito por meio de cadastro na prefeitura. Para o segundo grupo, o financiamento pode ser obtido diretamente na Agência da Caixa, conforme ilustrado acima. O subsídio concedido pelo MCMV pode ser utilizado na aquisição de novos imóveis, fábricas ou imóveis em edificações. Para saber mais sobre o funcionamento do programa, leia com atenção o folheto elaborado pela Caixa Econômica.
Feira e leilão
Há confusão em relação a esses dois tipos de eventos. O mercado imobiliário da Caixa é realizado regularmente nas grandes cidades do Brasil para facilitar o acesso ao crédito imobiliário. Na mostra, os compradores podem utilizar diversos imóveis cedidos por construtoras e imobiliárias da região. Se tiver interesse, pode encontrar aí um agente da Caixa e apresentar um pedido de financiamento.
Os leilões são um pouco diferentes. Eles também são realizados regularmente em algumas cidades. Neste tipo de atividade, as casas e apartamentos cedidos pela CEF não foram quitados pelos anteriores compradores, passando a pertencer ao banco. O comprador deve vencer a licitação para adquirir o imóvel no leilão.
Em ambos os casos, é necessário sempre seguir o site da Caixa para entender o tempo de atividade na sua cidade.
Telefone de Contato
Para esclarecer dúvidas que não ficaram claras em nosso artigo, sugerimos que você entre em contato com a Caixa Econômica Federal pelo telefone: 0800 728 4499.
Publicado em: 17 de julho de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.