Saiba mais sobre o app Conecte SUS - Programa do Governo

Saiba mais sobre o app Conecte SUS

O Conecte SUS é um aplicativo, do Ministério da Saúde, que registra toda a trajetória de quem busca atendimento na rede pública. Mostra, por exemplo, dados sobre atendimentos e internações do paciente, além de permitir a consulta de medicamentos e exames feitos e o agendamento de consultas na rede pública de saúde. Ele também dá acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação, permitindo que os brasileiros consultem todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada, entre elas, a da Covid-19.

Anúncios

O Conecte SUS também oferece uma lista de serviços e consultas destinados à população brasileira, como hospitais, postos de saúde, serviços de urgência e farmácias populares. Ele informa quais são as maternidades, academias de saúde e centros de especialidade e de Atenção Psicossocial oferecidos à população em todo o país.

Como fazer o cadastro

Para se cadastrar basta usar o número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. O primeiro passo é entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablete e digitar “app Conecte SUS”, e fazer o download de forma gratuita. O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br Pelo Portal gov.br, o usuário também consegue acessar a ferramenta.

Ao acessar o Conecte SUS, você pode:

– Visualizar seu histórico de saúde completo em um só lugar;

– Visualizar seus medicamentos, suas consultas e seus exames;

– Verificar quais hospitais, postos de saúde e serviços de urgência estão mais próximos de você;

– Marcar consultas de rotina;

– Ter acesso a informações importantes sobre saúde;

– Ter acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação; e

– Tirar dúvidas sobre o SUS.

Covid-19

O Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS para facilitar o monitoramento da vacinação contra a Covid-19 no país. Assim que receber a imunização contra a doença, quem for cadastrado no sistema vai ter a dose registrada no Conecte SUS. Lá, será possível o usuário consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data que a dose foi ministrada. Essas informações ajudam a evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.

Publicado em: 3 de abril de 2022

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.