Restituição do IR 2022 terá 5 lotes ao longo do ano
A Receita Federal alterou o prazo final para que os contribuintes possam realizar a declaração do Imposto de Renda 2022. É possível enviar os documentos para o Leão até o dia 31 de maio e quem perder a data deverá pagar 1% ao mês sobre o imposto, podendo chegar a até 20%. Além disso, já foi confirmado o calendário de restituição do IR 2022, que terá 5 lotes. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e a expectativa é que o número de declarações fique acima de 34 milhões, número parecido com o ano passado.
Anúncios
A restituição do Imposto de Renda começa a ser paga no dia 31 de maio e vai até 30 de setembro.
- 1º lote será liberado em 31 de maio de 2022;
- 2º lote será liberado em 30 de junho de 2022;
- 3º lote será liberado em 30 de julho de 2022;
- 4º lote será liberado em 31 de agosto de 2022;
- 5º lote será liberado em 30 de setembro de 2022.
Entre as novidades do Imposto de Renda para o ano de 2022, está a opção de o interessado receber a restituição por meio do Pix. Basta informar o desejo de receber o dinheiro dessa maneira.
Restituição do IR: como é realizado?
Segundo a Receita Federal, a restituição é realizada seguindo a ordem da data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Também é considerado para o prazo se o contribuinte é idoso, possui doença grave ou se é PcD (Pessoa com Deficiência). Ainda vale ressaltar que Professor é a única categoria profissional que possui prioridade nos lotes. O dinheiro é devolvido de acordo com o cálculo feito pelo sistema da Receita Federal. São considerados os rendimentos e os gastos que a pessoa teve ao longo do ano passado. Despesas com saúde e educação costumam ter deduções, beneficiando o declarante.
Publicado em: 10 de maio de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.