Reclamações de serviços e produtos podem ser feitas diretamente às empresas
Não tem jeito! Por mais que você pesquise tudo sobre um produto ou serviço, em algum momento, o que é prometido, não é igual à realidade. E situações como essas podem ser resolvidas pela internet, por meio da plataforma consumidor.gov, plataforma que já registrou mais de quatro milhões de reclamações. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de 80% das reclamações são solucionadas pelas empresas, que têm sete dias de prazo para responder às demandas dos consumidores.
Anúncios
Através dessa plataforma, a pessoa estabelece um contato direto com a empresa, mas é importante ressaltar que não substitui o serviço prestado pelos órgãos de defesa do consumidor. Caso a questão não seja solucionada, o cidadão pode registrar a reclamação junto ao Procon, na Defensoria Pública, ou nos Juizados Especiais Cíveis.
Para formalizar a reclamação o consumidor deve verificar se a empresa está cadastrada no site. Depois, é só registrar a reclamação. A empresa tem 10 dias para responder e, depois disso, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta. Para acompanhar a reclamação e o atendimento da empresa, o interessado deverá acessar o sistema com seu login ou CPF e senha cadastrados.
Também é possível monitorar o desempenho das empresas, por meio da aba “Indicadores”. O consumidor indica, na plataforma, se a reclamação foi resolvida ou não. Também é possível avaliar o grau de satisfação do atendimento variando de 1 a 5. As informações relacionadas à reclamação e resposta da empresa são de domínio público, mas os dados do consumidor estão protegidos.
Publicado em: 26 de fevereiro de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.