Receita Federal e Polícia Federal realiza ação para combater importação ilegal
A Receita Federal e a Polícia Federal realizaram uma ação conjunta para desarticular uma organização criminosa dedicada a atividades de lavagem de dinheiro e importação ilegal de produtos eletrônicos no mercado brasileiro, sem o devido pagamento de impostos. O grupo teria movimentado mais de US$ 1,2 bilhão em 2022.
Anúncios
A operação que aconteceu no último dia 9 é fruto do aprofundamento de investigações realizadas em apreensões de mercadorias importadas. A investigação revelou que há operações financeiras realizadas à margem do sistema financeiro do país, possivelmente usando “laranjas” e empresas de fachada que poderiam ocultar lucros de tais práticas ilícitas. A lavagem de dinheiro por grupos criminosos também foi identificada.
Além de apreender mercadorias que entraram ilegalmente no país, a Receita Federal realizou investigações de propriedade e monitorou as transações financeiras dos suspeitos. Além de dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba, 56 mandados de busca e apreensão estão sendo executados nos estados do Paraná, São Paulo e Ceará.
As ações nesta fase visam obter mais provas de conduta criminosa comprovada. Além dos 14 executivos, 79 auditores fiscais e analistas tributários e 238 policiais federais estiveram envolvidos na operação.
Publicado em: 14 de agosto de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.