Receberei o 14º INSS em 2021? Proposta está sendo analisada
Conheça o estágio atual da proposta de determinação do 14º salário do INSS. O projeto foi aprovado e está em análise.
Anúncios
A 14ª parcela do salário de aposentados e pensionistas do INSS será paga neste ano? Este é atualmente um dos problemas mais comuns.
Existem várias notícias conflitantes circulando na Internet. Alguns dizem que o pagamento foi liquidado, enquanto outros dizem que não. Aqui, explicamos a situação real.
Afinal, já foi aprovado o 14º do INSS?
Sim e não. Exatamente. O que aconteceu foi que foi aprovado o projeto de lei que estabelecia o pagamento. Porém, após aprovação pela Câmara dos Deputados, o texto ainda precisa ser revisado e aprovado pelo Senado. Até o momento, não há data de depósito no dia 14
Por outras palavras, embora o texto tenha sido aprovado, existem ainda alguns procedimentos legais que não foram concluídos antes de entrar em vigor. Portanto, o pagamento ainda não foi realizado. No entanto, o projeto ainda pode entrar em vigor em 2021.
Aqueles que recebem os benefícios terão o direito de:
Aposentadoria;
Pensão por morte;
Auxílio-doença;
Auxílio-acidente;
Auxílio-reclusão.
Se aprovado, o salário deve ser pago pelo menos a 14ª vez ao ano até 2023. Isso está previsto no texto da proposta em andamento.
INSS 14º salário
A Lei nº 4.367 / 2020 (PL) foi introduzida pelo deputado de Pompeo de Mattos e propôs estabelecer pagamentos adicionais com urgência. A medida foi proposta em 2020, mas na época, embora ainda estivesse em análise, acabou sendo arquivada. É importante ressaltar que este não é o único projeto que trata deste tema.
O 14º pagamento do INSS ajudará a aliviar os segurados e aquecer a economia no final do ano. Além disso, a proposta também prevê pagamentos adicionais antes de 2023.
valor
A partir do dia 13, esse valor será calculado com base no salário mínimo vigente. Portanto, o valor equivale atualmente a 1.100 reais. Para 2022, o cálculo será diferente porque o salário mínimo deve ser reajustado.
mesada
De acordo com o Decreto nº 10.695, o INSS está autorizado a antecipar duas parcelas referentes ao 13º salário. Portanto, os aposentados e pensionistas receberam bônus de Natal com vencimento em maio e junho.
Todos os anos, as parcelas são depositadas nos meses de agosto e novembro. A ajuda extra ajuda a aquecer a economia durante o período de compras de final de ano. Devido à pandemia, a 13ª parcela já foi paga, por isso precisamos aguardar a nova parcela em 2021.
Para se ter uma ideia, foram injetados 52 bilhões de reais na economia do país conforme previsto no dia 13. O objetivo desse dinheiro é ajudar os beneficiários do INSS a enfrentar a crise atual.
Publicado em: 26 de novembro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.