Quanto valerá o seguro-desemprego em 2022? Confira a nova previsão - Programa do Governo

Quanto valerá o seguro-desemprego em 2022? Confira a nova previsão

O valor do seguro-desemprego deve sofrer reajuste proporcional ao salário mínimo. Com isso, a estimativa é de alta de 8,4%.

Anúncios

O governo federal está fazendo várias estimativas para o reajuste do salário mínimo para 2022. Pelos últimos cálculos, deve haver um aumento de R $ 92,40, fazendo com que o piso passe para R $ 1.192,40. Essa mudança impacta diretamente o valor do seguro-desemprego.

Previsão do valor do seguro-desemprego 2022

O benefício, como muitos outros pagamentos do governo, é baseado no salário mínimo. Segundo dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação deste ano está em torno de 8,4% e esse percentual será utilizado para reajuste do piso.

Consequentemente, o mesmo índice será utilizado na correção do valor do seguro-desemprego. Atualmente, o valor máximo da parcela desse benefício é de R $ 1.909,34. Considerando o índice de inflação projetado, o teto do seguro poderia atingir R $ 2.069,72.

É importante ressaltar que tanto o número de prestações quanto o valor das mesmas variam de acordo com a remuneração recebida pelo trabalhador. No entanto, a lei define que eles não podem ser inferiores a um salário mínimo efetivo.

Assim, o valor do piso do seguro-desemprego para 2022 deve ser de R $ 1.192,40, caso a inflação feche conforme o esperado. A expectativa do governo é que 8,2 milhões de brasileiros precisem do benefício. Assim, há uma reserva de R $ 41,7 bilhões no orçamento para pagamentos.

Regras para solicitar seguro-desemprego
O seguro-desemprego é pago apenas aos trabalhadores com carteira assinada (com carteira de trabalho assinada) que foram demitidos sem justa causa. Além disso, os critérios de solicitação são:

Não ter renda própria suficiente para sustentar a família;
Ter recebido salário de pessoa física ou jurídica no período de seis a 12 meses de trabalho, conforme o caso;
Não receber qualquer benefício de pensão contínua (com exceção do subsídio de acidente, do complemento e do subsídio de permanência em serviço).
Confira o vídeo abaixo para descobrir como se inscrever para o seguro-desemprego:

 

Publicado em: 5 de outubro de 2021

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.