Qual renda é preciso ter para conseguir o financiamento da Caixa
Muito popular no Brasil inteiro, o financiamento da Caixa econômica Federal é muito utilizado, em função dos programas do governo como o Minha Casa Minha Vida e o Casa Verde e Amarela. Entretanto, muitas pessoas têm dúvida de qual é a renda mínima necessária para conseguir o financiamento da casa própria.
Anúncios
Neste post trouxemos informações valiosas para você. Não perca!
Antes de pensar na possibilidade de um financiamento é necessário ter em mente que um comprovante de renda legalizado é imprescindível. A partir daí a instituição financeira poderá definir elementos importantes como o valor do lançamento, as taxas, a taxa de juros e se você é elegível para algum programa do governo.
O aluguel mínimo depende do valor do imóvel a ser financiado e a parcela do financiamento não deve comprometer mais que 30% do seu salário.
Por exemplo: se você quiser financiar o imóvel por 140.000 mil, 100% financiado e com prazo máximo de pagamento de 30 anos, de acordo com o site da Caixa. A mensalidade será de mais ou menos R$ 500,00 e a renda familiar mínima deve ser em torno de R$ 2 mil.
Relacionamento com o banco
A taxa de juros imobiliário pode variar, dependendo do grau de relacionamento que você tem com o banco. As tacas são mais atrativas para as pessoas que já são correntistas ou fazem transações constantes com o banco.
FGTS
O FGTS também pode ser utilizado na compra de imóveis, seja para reduzir o valor que será financiado ou para reduzir o valor da parcela. O período mínimo de contrato formal para que essa seja uma opção para você é de três anos. Não é permitido que o indivíduo tenha financiamento ativo no Sistema de Financiamento à Habitação (SFH) em qualquer parte do país e é necessário que o indivíduo trabalhe ou more no município onde se encontra o imóvel.
Funcionário público
O funcionário público pode ter taxas de juros menores e, portanto, também poderá financiá-la com renda menor.
Programa Minha Casa, Minha Vida
Os programas do governo oferecem a oportunidade de financiamento para famílias de baixa renda. O valor é dividido em parcelas de renda, com juros variáveis de cada uma e outros incentivos governamentais. Os valores variam de R $ 1.500 a R $ 7.000 ao mês, com taxas de juros que variam de 5% a 9,16% ao ano.
O que é necessário para se candidatar a um empréstimo da Caixa?
Para se candidatar ao financiamento da Caixa, é necessário simular o financiamento e entender qual é a melhor opção para você. Depois, você deve se cadastrar e reunir a documentação solicitada e aguardar a aprovação e análise de crédito. Finalmente, a propriedade é avaliada e o contrato é assinado.
Novas regras de financiamento da Caixa
Desde 2019 uma nova linha de crédito imobiliário da Caixa passou a ser destinada ao financiamento da aquisição de casa própria. Essa nova linha permite o comprometimento de apenas 20% das receitas. As taxas de juros variam de 2,95% a 4,95% ao ano. Com o crédito imobiliário atualizado pela Taxa Referencial (TR), os juros cobrados pela Caixa são de 8,5% a 9,75%.
Que propriedade posso comprar com minha renda?
Os dados de financiamento imobiliário variam de acordo com o banco e das condições de quem vai adquirir o imóvel. É preciso levar em consideração os juros atribuídos ao pagamento.
Leia também: Governo inclui 2,2 milhões de famílias do auxílio de agosto
Publicado em: 23 de agosto de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.