Qual é o limite mínimo para o financiamento imobiliário da CAIXA? - Programa do Governo

Qual é o limite mínimo para o financiamento imobiliário da CAIXA?

Entenda qual é a entrada mínima para o financiamento imobiliário Caixa, e quais os métodos e condições!

Anúncios

Entender a entrada mínima para financiamento imobiliário é fundamental para começar a se organizar para realizar o sonho de ter uma casa própria. É com isso em mente que criamos este artigo. Nele, você aprenderá mais:

Afinal, qual a entrada mínima para financiamento de imóvel na Caixa?
Quem pode financiar um imóvel na Caixa?
Quais as modalidades de financiamento habitacional a Caixa oferece?
É possível usar o simulador de financiamento Caixa?
Pode-se usar o FGTS para compra de imóvel na Caixa?
Vamos juntos?

Afinal, qual é a entrada mínima para o financiamento imobiliário da Caixa?

Em 2018, a Caixa mudou suas regras de financiamento. Agora, os imóveis usados ​​podem financiar 70% de seu valor e os funcionários públicos 80%. Além disso, o valor do financiamento de um imóvel novo pode ser de até 80% do seu valor.

Portanto, os demais percentuais referem-se ao sinal que deve ser pago no financiamento, que é de 20% ou 30%. Portanto, esse valor irá variar de acordo com o preço do imóvel. Quanto menor for o valor do seu imóvel, menor será a entrada e menor será o financiamento.

Por exemplo, para um novo imóvel de 200.000 reais. O valor máximo do financiamento é de R $ 160.000. Nesse caso, a entrada mínima é de 40.000 reais.

Quem pode financiar o imóvel da Caixa?
Para obter a hipoteca da Caixa, a pessoa física deve ser brasileira, natural ou naturalizada, ou estrangeira, e possuir visto válido no Brasil. Além disso, essa pessoa também deve ser cadastrada na Serasa, SPC, BACEN e na Receita Federal sem restrições.

A pessoa deve ter pelo menos 18 anos ou um menor libertado que tenha completado 16 anos. Além disso, você precisa ter capacidade financeira para arcar com a responsabilidade das parcelas mensais.

Quais as modalidades de financiamento habitacional que a Caixa oferece?

A Caixa Econômica Federal oferece vários tipos de financiamento habitacional. É possível adquirir imóveis novos ou usados, onde o financiamento é utilizado para aquisição de imóveis, podendo também ser utilizados para lotes urbanizados, terrenos e edifícios.

Não podemos deixar de citar as opções específicas de quem já é dono do imóvel, mas quer reformar e ampliar, por exemplo.

O SFH (Sistema de Financiamento Imobiliário) e o SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário) são os dois métodos de financiamento imobiliário mais utilizados no país. Embora o SFH seja regulamentado pela Lei nº 4.380 / 64, o SFI não é regulamentado.

Posso usar o simulador de financiamento da Caixa?

Use o simulador de financiamento da Caixa e encontre o modelo que mais se adequa a você.
Para saber qual modalidade é adequada para você, basta visitar o simulador de habitação da Caixa. A ferramenta analisa a situação e informa qual método de financiamento é o melhor.

Depois, se o indivíduo tiver interesse, basta recolher os documentos. Basicamente, você deve trazer documentos de identificação oficial, comprovantes de renda atualizados e documentos adicionais para cada método.

Posso usar o FGTS para comprar um imóvel na Caixa?
No caso de compra de imóvel novo, para obtenção de financiamento pelo FGTS, existem certas condições. Principalmente, o imóvel deve estar localizado na mesma cidade onde você trabalha, ou você pode comprovar que mora na cidade há mais de um ano. Também se aplica aos membros da cidade limítrofe ou da mesma área metropolitana.

No caso de imóveis usados, o parcelamento não pode ultrapassar 30% da renda total mensal da família, o requerente deve ter capacidade civil e de pagamento, não podendo obter descontos do FGTS em outros financiamentos habitacionais. Além disso, a localização do imóvel acima também tem as mesmas condições.

Além disso, a composição da renda pode ser independente do grau de parentesco, casamento ou união estável.

Vale lembrar também que você pode usar o FGTS para quitar a hipoteca. Com isso, o valor do parcelamento ou o prazo de pagamento são reduzidos.

Como encerrar negociações e financiamentos imobiliários na Caixa?
Após verificar todas as condições e documentos, basta procurar o correspondente imobiliário Caixa Aqui ou uma das agências da Caixa.

Posteriormente, além de determinar o valor do financiamento a ser concedido, o banco também realiza uma análise de crédito. Os imóveis que precisam de financiamento também são avaliados por engenheiros credenciados pela Caixa e com marcação prévia.

Após concluir essas etapas, o registro e o financiamento são aprovados, e você precisa ir à agência para assinar o contrato. Lembre-se que além do custo do imóvel, você também deve pagar impostos e taxas notariais, portanto, considere esses custos em seu orçamento.

Resumindo

Como pode verificar, a entrada mínima para o financiamento imobiliário da Caixa é de 20% do valor do imóvel. Portanto, organize suas finanças pessoais para cobrar esse valor e poder comprar sua própria casa. Lembre-se, caso o valor disponível na conta seja suficiente, o FGTS pode ser utilizado para complementar ou até mesmo solicitar crédito.

Publicado em: 5 de julho de 2021

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.