Por meio da revisão do FGTS, os trabalhadores podem receber de R $ 14.000 a R $ 66.000
Os trabalhadores com carteira assinada desde 1999 devem requerer na Justiça o aditivo ao FGTS.
Anúncios
O Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho (FGTS) é um direito dos trabalhadores que possuem carteira de trabalho assinada no Brasil. Para quem começou a trabalhar em 1999, é possível garantir o alto valor que se perdeu com a inflação até hoje.
Ao longo do tempo, aproximadamente 300 bilhões de reais não foram depositados em contas brasileiras. O que acontecia é que o índice usado para corrigir o saldo da conta do FGTS não conseguia cobrir a inflação, o que causava prejuízos aos trabalhadores.
Para garantir esse valor, a melhor forma é entrar com uma ação na Justiça para alterar o FGTS.É importante encaminhar o pedido o quanto antes, pois o Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por julgar a questão, pode decidir que apenas quem judicializar a revisão terá direito ao valor.
Qual é o valor do comentário?
Cada trabalhador tem direito a um valor diferente, por isso deve ser calculado separadamente. De acordo com os dados coletados na plataforma de contas de execução gratuita, LOIT FGTS, a revisão pode gerar uma receita média de 14 mil reais.
Para revisões acima de 60 salários mínimos (atualmente 66.000 reais), o pedido deve ser feito em juízo federal especial. Nos demais casos, o pedido pode ser feito por meio de ação coletiva de advogado, da Defensoria Pública do sindicato ou do tipo de sindicato.
Em média, após dez anos de trabalho a partir de 1999, os trabalhadores que recebem o salário mínimo terão direito a 6 mil reais. Cálculos precisos devem ser feitos por profissionais da área, como advogados de seguridade social ou contadores.
Publicado em: 19 de setembro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.