O trabalhador pode sacar o lucro do FGTS imediatamente? - Programa do Governo

O trabalhador pode sacar o lucro do FGTS imediatamente?

 

Anúncios

Os lucros do Fundo de Compensação do Trabalho (FGTS) serão depositados nas contas dos trabalhadores até 31 de agosto.

Parte da receita do Fundo de Garantia do Trabalho (FGTS) do ano passado será distribuída pela Caixa Econômica Federal até o dia 31 de agosto. Este valor será distribuído a todos os trabalhadores que tenham saldo em sua conta de fundo antes de 31 de dezembro de 2020.

Na segunda-feira, dia 10, a diretoria do FGTS convocou reunião para definir o percentual de transferência aos trabalhadores. A expectativa é de que seja distribuído um lucro de 5,9 bilhões de reais, mas a proporção será decidida durante a reunião.

Quem resgatar o FGTS em 2021 terá direito à participação nos lucros, pois o faturamento refere-se ao ano passado. No entanto, aqueles que zerarem sua conta antes do último dia de 2020 terão seus bônus reduzidos.

Como verificar o saldo?

É possível consultar todos os depósitos das contas ativas e inativas dos funcionários no site ou aplicativo do FGTS ou no banco online da Caixa. Para verificar o valor do lucro por meio do aplicativo, siga estas etapas:

Baixe o aplicativo FGTS (Android e iOS);
Aperte em “Cadastrar”;
Informe os dados solicitados;
Confirme a operação.
Clique em“Extrato do FGTS” e procure pela entrada “cred dist resultado ano base 12/2020”

Posso retirar o valor imediatamente?

Mesmo depois de creditado na conta, o trabalhador não consegue extrair o valor do lucro. Esse valor será adicionado ao saldo da conta do FGTS e somente poderá ser sacado nas hipóteses previstas em lei. Veja o que são:

Demissão sem justa causa;
Aposentadoria;
Compra da casa própria;
Adesão ao saque-aniversário.
Os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal, banco que administra o benefício.

Publicado em: 31 de agosto de 2021

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.