O que acontece depois da morte com suas contas? - Programa do Governo

O que acontece depois da morte com suas contas?

 

Anúncios

Contas e cartões: É importante que os herdeiros não se esqueçam de fechar contas, cancelar cartões ou quaisquer outras promessas que possam aumentar o valor da dívida do falecido. Como essas despesas também são “responsabilidade” da propriedade, não fechá-las prejudicará o valor final da propriedade.

Empréstimos com dedução de salário: uma prática comum, principalmente entre os aposentados, é que os empréstimos com dedução de salário sejam concedidos com base em garantias de recebimento, pois são deduzidos diretamente do salário de quem o contratou. Em caso de morte, este tipo de crédito será automaticamente cancelado, ou seja, não é de responsabilidade do herdeiro, nem do patrimônio. Portanto, os créditos salariais não pagos devido à morte não afetarão o valor final da propriedade.

Empréstimos e financiamentos: No caso de descoberta de empréstimos e financiamentos, sejam eles imóveis, automóveis ou outros produtos, existem cláusulas específicas no contrato que estipulam os procedimentos a serem tomados em caso de morte, e devem ser consideradas . Quase sempre que esse tipo de crédito é subscrito por um plano específico, nesses casos a dívida é cancelada e, portanto, não afeta o valor do patrimônio líquido.

A perda de um ente querido é sempre uma situação complicada, a família está sob grande pressão e emocionalmente exausta. É importante manter a calma nesses momentos e reservar algum tempo para lidar com esses procedimentos burocráticos para evitar injustiças e problemas futuros

 

Publicado em: 15 de julho de 2021

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.