O programa de subsídio familiar acabou? Saiba mais sobre o governo Bolsonaro! - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

O programa de subsídio familiar acabou? Saiba mais sobre o governo Bolsonaro!

 

Anúncios

Segundo o presidente Jair Bolsonaro (apartidário), a Renda Brasil planeja substituir o Bolsa Família em outubro deste ano. A previsão é de que o novo plano entre em vigor após o fim do atendimento emergencial de R $ 600.

Jair Bolsonaro levantou algumas questões sobre como vão funcionar os novos benefícios no plano que o Bolsa Família encerrou. A data para as novas regras de planejamento ainda não foi anunciada, mas deve ser anunciada em outubro de 2020.

Para o novo programa do governo federal, o salário estimado está entre 250 e 300 reais por mês. Devido à crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus, alguns beneficiários do programa de subsídio familiar estão recebendo 600 reais na terceira fase do atendimento.

Esse tema passou a ser o foco do debate e foi objeto de discussão do Ministério da Economia. Espera-se que as transferências de renda se expandam com benefícios, estendendo-se a pessoas informais, desempregadas e autônomas.

Embora o chefe de Estado e o Ministério da Economia estejam confiantes na elaboração do novo plano por ser visto como uma marca do governo Jair Bolsonaro, a proposta ainda não foi avaliada pelo Senado e pela Câmara de Comércio.

De onde vem o dinheiro?
A avaliação inclui explorar as fontes de financiamento para o novo plano social. Segundo o governo federal, o programa de subsídio familiar paga anualmente US $ 27 milhões aos cidadãos, a um custo de cerca de 30 bilhões de reais.

Em termos de ajuda emergencial, 63,5 milhões de pessoas foram resgatadas e um total de 81,3 bilhões de yuans ingressou no tesouro nacional.

O plano foi criado durante o governo Lula, em 2001. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o plano é a mais importante política social do governo brasileiro e é considerado o maior plano de transferência condicional de capital do mundo.

O que os economistas pensam sobre o fim do Bolsa Família?
Esta medida não é bem recebida por especialistas. Muitas pessoas afirmam que a criação da Renda Brasil é apenas uma estratégia de campanha que visa aproximar Jair Bolsonaro dos mais pobres por causa de seu baixo índice de apoio nas áreas mais pobres na eleição de 2018. Um exemplo disso é o estado de Pernambuco, liderado por Haddad (PT).

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..