O novo atendimento emergencial fixo é de 150 reais. Veja quem pode aceitar
Segundo fontes oficiais, a partir de novembro, a nova ajuda atenderá cerca de 300 mil pessoas
Anúncios
O governo do estado do Amazonas anunciou mudanças em seu programa de assistência emergencial estadual. Na segunda-feira (13), o governador Wilson Lima (PSC) afirmou que vai transformar o plano em benefício fixo. Portanto, ele continuará a pagar mesmo após a pandemia do coronavírus.
Segundo o governador, essas transferências vão beneficiar cerca de 300 mil famílias. Todos eles precisam viver na Amazônia. Serão beneficiadas 158 mil pessoas que moram na capital Manaus. Os outros 142.000 serão distribuídos em cidades do interior. Pelo menos esse é o plano atual.
Outro ponto definido é a questão do valor do mês. Além disso, segundo o governo do estado, a ajuda fixa será paga 150 reais por mês. A ideia é permitir que a família receba o dinheiro por meio de um cartão físico. O consumo só pode ser feito em instituições aprovadas pelas autoridades nacionais.
O governo espera garantir que a quantidade de fraudes em projetos relacionados seja reduzida. Isso porque a família só pode usar a linha de crédito para comprar itens realmente necessários neste momento, como alimentação e materiais de limpeza e higiene pessoal. Isso é o que dizem as regras de procedimento.
Além disso, de acordo com o governo local, o projeto funcionará na forma de uma lei nacional. A ideia principal é iniciar o pagamento em novembro do ano que vem. Portanto, é provável que o plano comece ao mesmo tempo que o governo lança o novo plano de subsídio familiar.
Quem recebeu
De acordo com informações da prefeitura local, o foco do projeto serão as pessoas que vivem na região amazônica. Esta é a regra básica. Outro ponto é que o cidadão precisa se cadastrar efetivamente no Cartório do Palácio do Planalto.
Curiosamente, o plano deve dar prioridade a quem aceita o Bolsa Família. Portanto, isso significa que esses cidadãos poderão acumular esses dois benefícios a partir de novembro. Pelo menos é o que dizem as regras.
Na verdade, você deve ter no mínimo 18 anos e ter uma renda per capita inferior a meio salário mínimo, o que hoje significa menos de R $ 550 por mês. A ideia é que o próprio governo selecione os usuários por meio da análise de dados de Cadúnico.
Quantidade de assistência
Conforme mencionado acima, o valor do atendimento emergencial fixo do Amazonas será de 150 reais. Diante disso, muitas pessoas criticam o governo estadual. Supostamente, esse nível não é suficiente.
Segundo dados do Departamento de Estatísticas Internacionais e Pesquisas Socioeconômicas (DIEESE), o valor da cesta básica em Manaus chega a 290 reais por mês. Isso tudo significa que o dinheiro não é suficiente para comprar esses alimentos básicos.
Em qualquer caso, o governo local afirmou que esta ajuda fixa deveria ser uma ajuda importante para essas pessoas. Isso ocorre porque o beneficiário poderá comprar pelo menos algumas das coisas necessárias para sobreviver neste momento difícil.
Publicado em: 2 de outubro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.