O lucro do FGTS foi apurado para ser pago aos trabalhadores em 2022
Verifique a data de distribuição do lucro do novo fundo de garantia aos trabalhadores em 2022
Anúncios
O lucro do FGTS (Fundo de Previdência do Empregado) é um dos temas mais comentados pelos trabalhadores, afinal esse valor envolve a atualização monetária de todo o saldo da maior parte do fundo de previdência destinado aos trabalhadores.
Do total do lucro obtido com a correção cambial, que é de R $ 8,15 bilhões, 96% é destinado ao bolso dos trabalhadores, totalizando R $ 8,13 bilhões.
Como funciona o lucro do FGTS
Desde 2017, o Conselho de Administração do FGTS (CCFGTS) destina aos trabalhadores parte do lucro líquido da atualização anual do fundo garantidor.
Os lucros do FGTS são obtidos com os juros auferidos pelo fundo garantidor nos empréstimos ao governo para financiar os seguintes projetos:
Infraestrutura (rodovias, ferrovias, energia, metrô etc.);
Saneamento (tratamento e distribuição de água potável, coleta de esgoto etc.);
Crédito para o financiamento da casa própria
Embora possa parecer estranho, o saldo dos trabalhadores que não foram resgatados por eles passou a emprestar ao governo, então o governo precisa pagar os juros desses empréstimos e investimentos.
A revisão do FGTS repassado aos trabalhadores tem como base o último dia do ano, ou seja, todos os trabalhadores que tiverem saldo do fundo garantido em 31 de dezembro poderão ter lucro no ano seguinte.
Pague o lucro do FGTS em 2022
De acordo com o disposto na Lei nº 13.446 de 25 de maio de 2017, a liberação do saldo já ocorreu. Vejamos:
I – a distribuição alcançará todas as contas vinculadas que apresentarem saldo positivo em 31 de dezembro do exercício-base do resultado auferido, inclusive as contas vinculadas de que trata o art. 21 desta Lei;
II – a distribuição será proporcional ao saldo de cada conta vinculada em 31 de dezembro do exercício-base e deverá ocorrer até 31 de agosto do ano seguinte ao exercício de apuração do resultado.
Assim, o lucro do FGTS que será corrigido no dia 31 de dezembro de 2021 deverá ser pago aos trabalhadores no mês de agosto de 2022.
Publicado em: 25 de novembro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.