O governo planeja dar bônus aos trabalhadores como incentivos - Programa do Governo

O governo planeja dar bônus aos trabalhadores como incentivos

 

Anúncios

A liberação parcial do governo visa incentivar a contratação de novos funcionários após a pandemia Covid-19.

O governo federal está analisando proposta que visa destinar parte do salário mínimo para jovens trabalhadores com idade entre 18 e 29 anos ou mais de 55 anos.

A liberação parcial do governo visa incentivar a contratação de novos funcionários após a pandemia Covid-19. Portanto, as empresas podem retornar ao mercado financeiro de forma equilibrada.

Porém, vale ressaltar que essa medida será temporária. Embora o prazo de validade tenha sido determinado, até o momento, não há informações detalhadas sobre quando será lançado.

O ministro da Economia Paulo Guedes e seu deputado Christiano Áureo debateram o assunto. Fica entendido que está prevista a atribuição de gratificações ao trabalhador, sendo as questões específicas negociadas com o empregador.

Dessa forma, além de pagar mensalmente o FGTS e o INSS, a empresa também é responsável pelo pagamento dos salários dos funcionários. De modo geral, o valor total dos bônus fornecidos pelo governo deve ser pelo menos igual ao padrão mínimo de um país (R $ 1.100)

Entre as várias propostas incluídas neste projeto, está também a redução dos impostos cobrados pela empresa no âmbito do novo contrato.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o primeiro semestre de 2021, cerca de 14,8 milhões de brasileiros estarão desempregados. Esse número é impressionante, o que favorece ainda mais a aplicação desse suporte.

É importante notar que a proposta em discussão é semelhante aos benefícios de proteção de emprego e renda de emergência (BEm). Planos que podem reduzir ou suspender horas de trabalho e salários por meio de acordos entre funcionários, empregadores e governo.

A nova medida chama-se Bônus de Inclusão na Produção (BIP) e tem como objetivo principal garantir que os novos empregados no mercado de trabalho sejam motivados por meio de alternativas financeiras.

O representante destacou que as vantagens do plano estão relacionadas ao salário mínimo e respectivos custos de contratação de funcionários.

O texto ainda está em fase de elaboração e algumas regras devem ser implementadas para evitar a substituição de mão de obra. Isso acontece quando uma empresa demite funcionários sob a jurisdição da CLT para reduzir custos e contratar novos cidadãos

No entanto, se o novo modelo de salário mínimo for aprovado, ele deverá se aplicar apenas aos trabalhadores com idade entre 18 e 29 anos ou mais de 55 anos. A previsão é que o BIP dure pelo menos dois anos, ajudando os trabalhadores que ganham até meio andar do país (atualmente R $ 1.650).

Publicado em: 13 de agosto de 2021

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.