O Bolsa Família de 400 reais só pode valer para cidadãos ocupados
Anúncios
O governo federal planeja apenas aumentar para 400 reais o valor médio do benefício das pessoas com carteira assinada.
Uma proposta em análise pelo governo federal gerou polêmica entre os beneficiários do Bolsa Família. O plano é aumentar o valor médio do pagamento do plano para 400 reais, mas apenas aqueles inscritos com carteira assinada têm direito ao novo valor.
A reconstituição do Bolsa Família foi analisada há vários meses, mas o governo ainda não finalizou essas mudanças. Uma das propostas é renomear o programa Auxílio Brasil para criar incentivos aos cidadãos com carteira assinada.
A equipe do Ministério da Cidadania e Economia acredita que o Bolsa Família em sua forma atual incentiva o brasileiro a deixar de procurar trabalho. A medida ainda está em análise e não há previsão aprovada.
Ajuda do brasil
O governo também estuda reformular as normas do plano após a mudança para o Auxílio Brasil. Desde 2018, as regras para recebimento de benefícios são as mesmas.
Veja quem atualmente tem direito ao Bolsa Família:
Domicílios cuja renda mensal per capita não ultrapasse R $ 89 (extrema pobreza);
Domicílios com renda mensal de 89,01 reais e 178 reais por pessoa (pobreza).
O plano é aumentar a faixa de pobreza extrema para 100 reais e a faixa de pobreza para cerca de 200 reais. Essa mudança permitirá mais de 3 milhões de novos beneficiários.
Publicado em: 23 de agosto de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.