Mas afinal, e a prova de vida digital? - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

Mas afinal, e a prova de vida digital?

O serviço de prova de vida agora está em formato digital e pode ser acessado por meio de um aplicativo criado pelo governo federal. O aplicativo é o sougov.br, que nada mais é do que um canal oficial de atendimento lançado recentemente pelo governo para atendimento a servidores públicos federais, aposentados, pensionistas e anistia política civil. Em suma, este é um aplicativo que substitui o aplicativo Sigepe Mobile.

Anúncios

Segundo Caio Mário Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Governança e Governo Digital do Ministério da Economia, a prova de vida digital “previne o deslocamento e permite que uma pessoa realize esse procedimento a qualquer hora, em qualquer lugar, no Brasil ou no exterior.

Como disse o secretário: “Isso garante maior segurança, rapidez e praticidade no atendimento ao público”. Em outras palavras, a digitalização da prova de vida é um processo que, principalmente, confere proteção e agilidade aos beneficiários que optam por fazê-lo.

No entanto, é importante notar um problema. Para que um beneficiário do INSS realize uma prova de vida digitalmente, ele deve registrar sua biometria no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ou pelo menos uma biometria registrada no DENATRAN (Departamento Nacional de Transportes). Os segurados do INSS não poderão realizar a comprovação de vida digitalmente sem as informações biométricas cadastradas em uma dessas duas agências.

Ou seja, o novo aplicativo foi criado justamente para facilitar a vida dos beneficiários do INSS durante um processo como o Teste da Vida Digital. Mas, ao mesmo tempo, é muito importante que os beneficiários do Instituto prestem atenção em como esses procedimentos são feitos digitalmente, principalmente se possuem as credenciais necessárias para realizar esses procedimentos digitalmente.

Para os beneficiários do INSS, oferecer a oportunidade de realizar a testagem de vida digital é vantajoso, principalmente quando se percebe que a grande maioria dos segurados da instituição pertence a um grupo de risco mais vulnerável a novas doenças. Vírus.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..