INSS libera prova digital de vida para aposentados e pensionistas
Cerca de 700 mil aposentados e pensionistas do INSS, além dos anistiados, já podem apresentar seu comprovante de vida digitalmente ao Instituto.
Anúncios
Todos os beneficiários do INSS que precisam fazê-lo agora terão acesso à prova de vida em formato digital após a conclusão de todas as etapas da fase de testagem iniciada em novembro de 2020.
Em conclusão, a chamada prova de vida digital oferece essa possibilidade para que o segurado do INSS possa apresentar seu comprovante sem precisar se deslocar pessoalmente a uma agência bancária ou agência do INSS.
Ou seja, é uma demanda criada especialmente pela pandemia do novo vírus, que está forçando os eventos digitais a terem precedência sobre os eventos presenciais.
Isso tem acontecido em todas as áreas da sociedade. E para o INSS, não é exceção.
Lembre-se de que para manter o pagamento mensal dos benefícios da Previdência Social que uma pessoa recebe, é necessário fazer valer um comprovante de vida. Dito isso, aposentados ou pensionistas do INSS não podem receber os valores dos benefícios em suas contas sem comprovação de vida. Esses pagamentos só serão restabelecidos quando ele completar sua prova de vida. Portanto, é muito importante que o beneficiário do INSS entenda esse procedimento e o execute na data correta, pois a omissão nesse sentido pode fazer com que ele perca o benefício por um período de tempo.
Considerando que muitos beneficiários do INSS contam com seus benefícios de aposentadoria e/ou pensão como única fonte de renda, perder esse direito por não seguir o procedimento acima é uma desvantagem. Nesse sentido, é fundamental seguir o cronograma do governo e não deixar de levar uma prova de vida.
Publicado em: 11 de janeiro de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.