INSS aposentou-se: saiba como sacar o FGTS todo mês
Os segurados do INSS podem sacar a cota do FGTS todos os meses após a aposentadoria, desde que cumpram as regras.
Anúncios
Os aposentados do INSS que continuarem prestando serviços podem sacar mensalmente parte do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Este é um direito que segue certas regras, mas não é conhecido por muitas pessoas.
Quem continuar a assinar o contrato formal com a empresa para a qual trabalhava ao se aposentar pode resgatá-lo. Quando um trabalhador muda de emprego após a aposentadoria, ele só pode sacar o dinheiro após o término do contrato (demissão sem justa causa).
Nesse caso, o aposentado pode sacar parte do fundo e pagar multa de 40%, paga pelo empregador. O FGTS não pode ser revogado se dispensado por justa causa ou solicitação do empregado.
Vale destacar que a lei estipula as regras para que os cidadãos continuem trabalhando e recebam aposentadoria.
Em alguns casos, não é permitido ocupar os mesmos cargos de antes, como aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial e serviço público.
FGTS
O fundo foi estabelecido como uma espécie de reserva fiscal para trabalhadores formais no Brasil. Mensalmente, o empregador desconta 8% do salário do funcionário e deposita esse valor em conta aberta na Caixa Econômica Federal.
Nas circunstâncias previstas em lei, como demissão sem justa causa, aposentadoria e compra de casa, o valor pode ser sacado.
Publicado em: 28 de setembro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.