Governo Federal lança plano de combate a crimes cibernéticos
Foto: Banco de imagens
Anúncios
O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançou, na última terça-feira (22/03), o primeiro Plano Tático de Combate a Crimes Cibernéticos, para tentar prevenir e coibir esse tipo de crime no país. Um dos pontos é um Acordo de Cooperação entre a Polícia Federal e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que visa facilitar o compartilhamento de informações, identificar e punir organizações criminosas.
O Plano prevê a criação de um banco de dados de ocorrências, que será acessado pelas polícias judiciárias da União e dos estados. Dessa forma, os modelos de investigações e soluções de crimes poderão ser replicados de forma eficiente. A ideia é criar, também, um programa de prevenção a fraudes bancárias eletrônicas, golpes digitais e a capacitação de agentes de segurança para que possam lidar com os vários tipos de crime. Será montada uma estrutura integrada com a participação de forças de segurança federais e estaduais, entidades públicas e privadas nacionais e internacionais e especialistas na temática.
O documento segue as diretrizes instituídas no Decreto nº 10.222/2020 que aprovou a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber) e faz parte de vetores orientativos decorrentes da Convenção de Budapeste.
Publicado em: 23 de março de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.