Governo Federal enviará nova versão da Caderneta da Criança para todo o Brasil - Programa do Governo

Governo Federal enviará nova versão da Caderneta da Criança para todo o Brasil

A versão impressa da Caderneta da Criança vai chegar aos estados e ao DF a partir de março. Serão enviadas, aproximadamente, 10 milhões de cadernetas para todo o país. Ela é o instrumento que auxilia no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, além de registrar todas as vacinas que a criança tomar, ao longo da vida.

Anúncios

No documento há informações sobre aleitamento materno, alimentação saudável, prevenção de acidentes e educação sem uso de castigos físicos, informações sobre direitos dos pais e da criança, alertas sobre o uso de aparelhos eletrônicos e orientações para o estímulo ao desenvolvimento infantil com afeto, buscando fortalecer o papel da família no cuidado. O material tem espaços para registro de informações sobre programas de assistência social, educação e vida escolar, e para os registros das consultas de rotina.

A novidade desta edição é a inclusão do instrumento Checklist M-CHART-R/F. A escala M-CHAT-R, que auxilia na identificação de pacientes com idade entre 16 e 30 meses com possível Transtorno do Espectro Autista (TEA). O instrumento é de rápida aplicação, pode ser utilizado por qualquer profissional da saúde, e deve ser respondido pelos pais ou cuidadores durante a consulta. A avaliação pela M-CHAT-R é obrigatória para crianças em consultas pediátricas de acompanhamento realizadas pelo Sistema Único de Saúde, segundo a Lei nº 13.438, de 26 de abril de 2017.

A Caderneta da Criança foi construída por um conjunto de especialistas que possuem vasta experiência nas áreas de crescimento e desenvolvimento infantil.

Publicado em: 28 de fevereiro de 2022

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.