Financiamento imobiliário: SAC ou preço? Compreenda!
Entenda o sistema de amortização SAC e PRICE, planeje seu futuro e evite os problemas de financiamento habitacional. Venha conferir!
Anúncios
Muitas famílias optam por empréstimos na hora de comprar um imóvel para facilitar o reembolso, realizando assim o sonho de ter uma casa própria. Mas seja qual for o motivo do seu financiamento, é de extrema importância sempre considerar os prazos e taxas associadas à transação, afinal esses valores o acompanharão por muito tempo.
Cada período do empréstimo consiste em juros e na chamada amortização, que dá origem ao valor final a ser pago a cada mês. Afinal, você sabe o que é amortização? O que isso significa no seu orçamento financeiro? SAC ou PREÇO: O que são e qual escolher? Interessado em? Portanto, continue lendo este artigo.
O que é amortização?
Em primeiro lugar, quando usamos o termo amortização, é importante entender do que estamos falando. Ao financiar qualquer coisa, você promete pagar um valor mensal para que o valor emprestado da instituição financeira possa ser devolvido à instituição financeira, mas você sabe como é definido esse valor mensal?
O parcelamento é composto pela soma da amortização e juros do financiamento. Amortização é o dinheiro usado para realmente pagar a dívida contraída, ou seja, o dinheiro emprestado. Os juros representam a quantia que você pagará a mais para pedir dinheiro emprestado.
No plano de financiamento, existem dois sistemas que prevêem o cálculo da amortização e a sua escolha afetará diretamente o valor da prestação final a pagar. Por isso é importante entender exatamente como cada produto funciona e fazer a melhor escolha para o seu caso.
SAC ou preço: conheça cada um
SAC
O sistema de amortização fixa, também conhecido como SAC, determina um valor fixo de amortização ao longo do processo de financiamento. Portanto, o preço final da parcela começa em um patamar alto e vai diminuindo com o tempo, pois os juros tendem a cair. Uma grande preocupação aqui é que no início o parcelamento pode ser pesado e complicar o orçamento familiar.
Vale lembrar que o valor final do parcelamento não pode ultrapassar 30% da renda familiar, mas mesmo dentro desse limite, a situação em que a família não planeja o custo vai gerar uma dívida não suportada e se tornar uma dor enorme.
Preço
Outro sistema de amortização disponível é a tabela PRICE, onde a amortização e as parcelas de juros variam ao longo do tempo. Porém, o valor mensal do parcelamento aqui permanece o mesmo, ou seja, não há período mais pesado que o outro, como no método anterior.
Funciona assim: No começo o percentual de amortização é menor e a taxa de juros é bem maior, essa situação se inverte com o tempo, até que os juros finais sejam baixos e a amortização seja grande. Portanto, durante o período de financiamento, o parcelamento mensal não sofrerá alterações.
Existem várias calculadoras na Internet que permitem calcular o valor final do parcelamento, bem como os juros e o percentual de amortização de cada mês. O valor final do financiamento dos dois planos costuma ser muito próximo, e até o valor mensal é muito diferente.
Portanto, na hora de escolher, determine o valor da dívida que você pode arcar e qual é o valor máximo, para que o parcelamento não se torne um sacrifício e coloque em risco todos os demais itens do orçamento familiar.
Há alguma pergunta? Deixe nos comentários e não esqueça de conferir nossos outros textos sobre temas de financiamento.
É muito importante se planejar e ter conhecimento suficiente para que essa dívida não vire um grande problema no futuro.
Publicado em: 14 de outubro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.