Financiamento imobiliário da Caixa: Qual a opção mais vantajosa?
Confira os quatro métodos de financiamento fornecidos por empresas estatais e saiba qual deles pode ser benéfico para você.
Anúncios
Muitos brasileiros sonham em conquistar a casa dos seus sonhos. Comprar um imóvel não é fácil, principalmente considerando as dificuldades financeiras que agora assolam o país. Por outro lado, é possível financiar imóveis por meio da Caixa Econômica Federal.
A estatal é a maior financiadora imobiliária do país, com 67% do mercado brasileiro. Para se ter uma ideia, duas em cada três financiadores de imóveis utilizam a Caixa como intermediária. Atualmente, para quem busca financiamento imobiliário, a Caixa oferece quatro modalidades:
Associado à TR: neste caso, os juros são compostos por TR + 8% ao ano;
Com juros fixos: por esta modalidade, as taxas variam entre 8,25% ao ano e 9,75% ao ano;
Vinculado ao IPCA: os juros são formados pela variação do IPCA + 3,55% até o IPCA + 4,95% ao ano;
Associado à poupança: neste modelo, os juros são formados pelo rendimento da poupança + taxa fixa que varia de 3,35% a 3,99% ao ano). A partir da data de 18 de outubro, a taxa será de 2,95% ao ano.
Qual desses quatro métodos é o mais recomendado?
Especialistas afirmam que, diante da conjuntura atual e impulsionada pela alta da inflação recente, todas as linhas de crédito vinculadas ao IPCA acabaram se tornando menos atrativas.
Quando foram lançados, a economia era diferente. Agora, sob um sistema de alta inflação, esse tipo de financiamento pode se tornar mais caro para os tomadores.
“O IPCA está muito instável. O banco central prevê que o IPCA ultrapasse 8% até o final deste ano. Isso é um extrato da situação atual, mas com o aperto cambial o IPCA deve diminuir. Para quem quer comprar imobiliário, o cálculo é muito importante. Nos últimos anos, vale até a média do IPCA ”, sugeriu Carlos Castro, planejador financeiro do CFP e consultor Planejar.
Publicado em: 6 de novembro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.