FGTS: trabalhadores poderão fazer até 5 saques em 2022? Entenda
A Caixa Econômica Federal vai permitir que o trabalhador faça até cinco saques do FGTS em 2022. Vale lembrar que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que todo trabalhador com carteira assinada possui. Mensalmente, o empregador deve depositar uma porcentagem do salário do empregado em uma conta administrada pela Caixa.
Anúncios
Para fazer o saque do FGTS é necessário que o trabalhador cumpra alguns dos requisitos, como: demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de imóvel próprio, doença grave, entre outros.
Como funcionam os 5 saques do FGTS?
A modalidade é uma antecipação de até cinco saques-aniversário do FGTS. Ou seja, a antecipação do saque do FGTS só pode ser feita por quem aderiu ao saque-aniversário. Portanto, o serviço é uma forma de empréstimo que utiliza o FGTS como garantia.
Os cinco saques fazem parte de um pacote de novidades da Caixa. Além do aumento do número de parcelas, será possível pedir valores mais baixos; a partir de R$ 500. Atualmente, a Caixa permite que três saques do FGTS sejam antecipados. Segundo o banco, 2,3 milhões de pessoas já aderiram ao serviço. Cerca de R$ 15 bilhões foram sacados pelos trabalhadores.
Como fazer a antecipação do FGTS
Antes de pedir o novo serviço, será necessário fazer parte da modalidade de aniversário do FGTS. Caso a pessoa já faça parte, basta utilizar o aplicativo Caixa Tem e pedir pelos valores. O dinheiro já fica disponível no dia seguinte ao da contratação. Por ser uma modalidade que utiliza os recursos do FGTS, até mesmo quem tem o nome negativado pode participar. Atualmente, o serviço cobra uma taxa de juros de 1,49% ao mês, podendo ser modificada pela Caixa no futuro.
Publicado em: 19 de fevereiro de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.