Estudos do governo para estabelecer parcerias de aluguel social com empresas por meio do PPI
O governo federal espera criar uma forma de fornecer aluguel social a famílias necessitadas por meio da cooperação com o setor privado.
Anúncios
O déficit habitacional atual no Brasil é estimado em aproximadamente 6,35 milhões de unidades habitacionais. Para resolver esse problema, o governo está estudando formas de fornecer contratos de arrendamento social para famílias carentes.
O conceito foi discutido na reunião do conselho do PPI em dezembro do ano passado.
Nesta sexta-feira, 22, deu um passo além e anunciou uma resolução no diário oficial da aliança, informando que o plano foi aprovado para uso na carteira do PPI.
“O atual plano de oferta de habitação no país não é suficiente para resolver o déficit habitacional das famílias que vivem na pobreza absoluta”, disse Martha Seillier, Secretária Especial do Projeto de Parceria para Investimentos (PPI).
Além disso, Martha explicou que, no caso de recursos públicos escassos, é necessário considerar novos modelos.
Nesse sentido, o Ministério da Economia afirmou que sua finalidade é a organização de projetos-piloto de locação social.
Os recursos para a pesquisa podem vir de fundos que apóiem projetos de concessão e estruturas de parceria público-privada / PPP (FEP).
O que é aluguel social?
O aluguel social é um recurso de auxílio mensal emitido com urgência para famílias sem moradia. O subsídio é concedido em prazo determinado, e o valor recebido pela família equivale ao valor do aluguel popular.
Qual é o déficit habitacional?
A carência habitacional se refere a famílias que vivem em uma área com condições habitacionais instáveis - seja uma comunidade, cidade, estado ou país – ou sem nenhum tipo de moradia.
Casas inapropriadas são aquelas construídas com materiais não duráveis ou temporários, que colocam em risco a vida dos moradores, mesmo quando há muita gente em um espaço pequeno.
Publicado em: 24 de setembro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.