Desconto na conta de luz: 35 milhões de pessoas devem ser contempladas
O governo federal afirmou que oferecerá desconto na conta de luz para mais de 35 milhões de pessoas. Caso o consumidor tenha conseguido economizar ao menos 10% entre setembro e dezembro de 2021, já estará habilitado. No final de 2021, o país teve poucas chuvas e os reservatórios ficaram em níveis críticos. Assim, o governo pediu à população para que economizasse energia. Na época, alguns especialistas apontaram até para o risco de um apagão. Entretanto, as chuvas do fim de dezembro e de janeiro contribuíram para que os níveis dos reservatórios chegassem a um nível aceitável.
Anúncios
Como funciona o desconto na conta de luz
O desconto na conta de energia elétrica será dado a quem conseguiu economizar de 10 a 20% do consumo entre setembro e dezembro de 2021. No caso, a comparação será feita com o mesmo período de 2020. De acordo com o estipulado pelas regras do Ministério de Minas e Energia, os consumidores contemplados terão um desconto de R$ 0,50 por quilowatt-hora (kWh). Segundo o Ministério, o programa conseguiu fazer com que 5,6 milhões de megawatt/hora (MWh) fossem economizados no país. Isso representa uma média de 4,5%.
Como faço para obter o desconto de energia elétrica?
O desconto do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica será feito de forma automática, não sendo necessário se inscrever ou fazer a solicitação. Quem não for contemplado pagará os valores normais, não sofrendo qualquer tipo de penalidade. Lembre-se de conferir os detalhes na sua conta para saber se você recebeu ou não o bônus.
Publicado em: 16 de fevereiro de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.