Corte de benefícios: INSS suspende pagamento de auxílio para 227 mil segurados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cortou o pagamento de benefícios de 227 mil pessoas que recebiam o auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) em 2024. A ação faz parte do processo de revisão iniciado em julho deste ano, com foco na reavaliação de benefícios por doença.
Anúncios
O pente-fino do INSS, que visa a suspensão de benefícios que não atendem mais aos requisitos, já resultou na revisão de 535 mil benefícios. De acordo com o Ministério da Previdência Social, 51,7% desses beneficiários foram liberados após a realização de perícia médica.
Além do corte de 227 mil auxílios-doença, os resultados do pente-fino também incluem:
- 244 mil segurados tiveram a incapacidade temporária confirmada e continuam recebendo o auxílio-doença;
- 36 mil pessoas tiveram o auxílio-doença convertido em aposentadoria por invalidez;
- 265 mil benefícios ainda estão em análise.
Quem está sendo convocado para o pente-fino do INSS?
O objetivo do INSS é revisar cerca de 800 mil benefícios por incapacidade, analisando as condições físicas e mentais dos beneficiários. Caso seja comprovado que o segurado ainda se enquadra nas regras para receber o benefício, ele continuará recebendo o auxílio. Se não, o pagamento será cortado.
Os convocados para o pente-fino são:
- Quem recebe o auxílio-doença há mais de dois anos e não passou por perícia médica nesse período.
- Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que estão fora do Cadastro Único ou que não atualizam seus dados há mais de 48 meses (4 anos).
Como proceder caso seja convocado?
O INSS está enviando a convocação para o pente-fino por SMS, carta ou extrato bancário. O beneficiário terá um prazo de 45 a 90 dias para apresentar a documentação necessária para comprovar o direito ao benefício.
Se você for convocado, siga as orientações:
- Para o BPC: Compareça à unidade do CRAS mais próxima e leve documentos que comprovem a doença, para atualizar seu Cadastro Único, ou inscreva a família na plataforma.
- Para o auxílio-doença: Agende a perícia médica por meio do Meu INSS.
O INSS está empenhado em processar as atualizações de benefícios em até 3 dias, após a apresentação da documentação correta.
Publicado em: 22 de novembro de 2024
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.