Conheça o eSocial e veja como funciona
O eSocial é o local em que empregadores informam ao Governo Federal os dados correspondentes aos seus contratados. O sistema começou a partir de um projeto do governo federal e, por meio dele, as empresas precisam informar vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
Anúncios
O sistema unificado eSocial garante os direitos previdenciário e trabalhista dos empregados e elimina a duplicidade de informações prestadas aos órgãos públicos. Dentre os benefícios da plataforma estão:
- Eliminação da transmissão das mesmas informações para diferentes órgãos do governo;
- Eficiência dos processos impactados pelo eSocial;
- Simplicidade no envio e correção de informações;
- Maior segurança para armazenamento dos dados;
- Substituição de processos manuais por processos automatizados.
O acesso ao sistema, para o empregador, é realizado por meio do Portal do eSocial, disponibilizado pelo Governo Federal.
É possível acessar também com informações pessoais, como CPF, Código de Acesso e senha ou ainda com o Certificado Digital.
Web Geral
O acesso pode ser realizado por meio do login do Gov.br, que exige cadastro prévio (feito uma única vez) e Certificado Digital. Empresas optantes pelo SIMPLES, com até um empregado, e Microempreendedor Individual podem acessar informando CNPJ, código de acesso e senha.
eSocial Simplificado
Disponível para os que são empregadores domésticos, microempreendedores Individuais (MEI) e segurados especiais. O acesso pode ser realizado informando o número do CPF/CNPJ, e depois digitando o código de acesso e senha, ou usando as informações do login do Gov.br.
Publicado em: 19 de junho de 2022
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.