Confira se neste ano haverá horário de verão - Programa do Governo

Confira se neste ano haverá horário de verão

O Ministério de Minas e Energia iniciou pesquisas para verificar a possibilidade de retorno ao horário de verão em 2022. A medida foi criada em 1985 para ajudar as famílias a economizar energia nos períodos em que o reservatório da fábrica estava baixo.

Anúncios

Assim, de outubro a fevereiro, os relógios adiantam uma hora, fazendo com que o sol se ponha “mais tarde”. No entanto, esse fuso horário não está mais em uso em 2019, primeiro ano do mandato do presidente Jair Bolsonaro. A resposta oficial do MME a essa pergunta é “não”. O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação notificou em 7 de setembro que o avanço do fuso horário não será restaurado em 2022.

Embora os estudos tenham começado sobre a retomada do horário de verão em 2022, o Ministério de Minas e Energia disse que não há tempo suficiente para verificar se a medida economizaria energia.

Segundo o ministério, se decidir restaurar o sistema, o governo precisará fazer um anúncio dois meses antes do início do horário de verão. Para que a fusão se concretize, ela deve ser anunciada em agosto, dando aos bancos e empresas a chance de se organizarem.

No entanto, o levantamento do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre como isso afetaria a população não foi concluído a tempo. O MME também explicou que os resultados preliminares não foram suficientes para anunciar uma hora antes para o dia.

Como tal, os técnicos precisam se aprofundar no impacto do retorno do horário de verão de 2022. Em nota, o ONS disse que continua tentando encontrar “alternativas para melhorar as políticas públicas para o setor elétrico brasileiro”.

Leia também: Saiba informações sobre o golpe do depósito antecipado

Publicado em: 18 de setembro de 2022

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.