Confira o que pode negativar e sujar o seu nome - Programa do Governo

Confira o que pode negativar e sujar o seu nome

Questões financeiras não resolvidas são o principal motivo que pode negar e manchar o nome de alguém. Por exemplo, quando uma pessoa deixa de pagar suas contas, seu CPF pode acabar sendo limitado por uma agência de proteção ao crédito.

Anúncios

O cidadão não tem acesso a financiamento bancário, pode ter bens congelados, etc. Infelizmente, milhares de brasileiros estão nessa situação, principalmente devido à crise econômica causada pela pandemia. Partes da população perderam toda ou parte de sua renda e não podem pagar suas dívidas. Alguns deles, talvez, nem sabiam que tinham um nome sujo.

Leia também: Caixa oferece empréstimos de até R$3 mil

Situações que podem negativar e sujar o nome

É possível ter restrições no seu CPF por uma série de razões e isso pode trazer várias consequências. Existem cinco situações mais comuns que podem negativar e sujar o seu nome, por isso é preciso estar sempre atento. Veja quais são:

  • Dívidas com empresas (negativação): quando você faz uma compra ou contrata um serviço e deixa de pagar por ele, os órgãos de proteção enviam uma notificação. Caso você não quite o valor, o CPF fica restrito no Serasa, SPC ou SCPC até o pagamento da dívida;
  • Protesto: esse caso normalmente está relacionado a dívidas a prazo. A pessoa/empresa que deveria receber o pagamento informa o cartório que a dívida ainda está em aberto, deixando o nome do devedor negativado;
  • Cheque sem fundo: isso significa pagar por um produto ou serviço por meio de cheque, sem haver dinheiro no banco para descontar o valor. A pessoa que assinou o cheque é notificada e, caso não resolva o problema, no segundo aviso já fica com o nome sujo;
  • Falência: se você é dono ou sócio de uma empresa que foi à falência, seu CPF ficará restrito até que a dívida seja paga ou perdoada, havendo envolvimento da Justiça;
  • Ação na Justiça: ações judiciais sobre dívidas de pessoa física podem negativar o nome. Isso não vale para empresas.

Como consultar a situação do CPF

O Banco Central (BC) detém todas as informações bancárias brasileiras, incluindo dados da dívida. Para verificar se o seu nome tem alguma pendência, basta acessar o site do BC na página do registrador. Nele, você fará login com seu CPF e senha cadastrados no Gov.BR e verificará os débitos em aberto.

Você também pode fazer uma consulta gratuita pelo site do Serasa. Informe o CPF no portal, clique em “Consultar grátis” e insira sua senha. O órgão vai te informar sobre as restrições e se existe possibilidade de negociação.

Publicado em: 12 de agosto de 2022

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.