Confira como fazer o pré-cadastro no CadÚnico pela internet - Programa do Governo

Confira como fazer o pré-cadastro no CadÚnico pela internet

No fim do mês de março, o Ministério da Cidadania divulgou uma nova versão do aplicativo CadÚnico. Através desse app, o cidadão tem acesso a diversos serviços, inclusive pode fazer o seu pré-cadastro online. O banco de dados já possui milhões de pessoas registradas, cujas informações podem ser utilizadas para a inclusão nos programas sociais do Governo.

Anúncios

Antes, para realizar a inscrição no CadÚnico era necessário comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e efetuar todo o procedimento. A partir de agora, o primeiro passo pode ser realizado de casa, pela internet. Confira como:

Baixe o aplicativo no seu celular.

Leia as informações com atenção e clique em “Seguinte” para chegar no menu inicial;

Depois, selecione a opção “Pré-cadastro”;

Faça o login na plataforma com o CPF e a senha cadastrados no portal gov.br. Quem não tiver uma conta no site do governo poderá criar uma de maneira gratuita;

Em seguida, autorize o uso de dados pelo aplicativo, leia os Termos de uso e selecione a opção “Li e concordo”;

Confirme se você é o responsável familiar;

Em seguida, clique em “Ir para o pré-cadastro” e siga as instruções para preencher os dados.

Depois disso, o próprio aplicativo CadÚnico informará quais são os próximos passos. De acordo com o governo federal, será necessário comparecer à unidade do CRAS apenas para completar e confirmar o cadastro, agilizando o atendimento.

Benefícios que podem ser acessados com inscrição no CadÚnico

A inscrição no CadÚnico (Cadastro Único) permite que o cidadão tenha acesso a diversos benefícios do governo federal, como o Auxílio Gás, Carteira do Idoso, Casa Verde e Amarela, Programa Brasil Carinhoso, Programa de Cisternas, Bolsa Verde, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Telefone Popular, Carta Social, Pro Jovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Passe Livre para Pessoas com Deficiência e a Isenção de taxas em concursos públicos.

É importante salientar, entretanto, que cada benefício conta com requisitos diferentes. Assim, a inscrição no Cadastro Único do governo federal é apenas a porta de entrada para os programas sociais.

Publicado em: 6 de maio de 2022

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.