Confira as regras para se cadastrar no Auxílio Brasil - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

Confira as regras para se cadastrar no Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é um programa criado pelo governo federal com o objetivo principal de ajudar famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. De acordo com os dados coletados, o programa atende atualmente cerca de 17,5 milhões de domicílios.

Anúncios

Para receber assistência, os requisitos do programa devem ser atendidos. Geralmente, aplica-se a famílias extremamente pobres; os pobres e famílias sob o regime de libertação. Domicílios extremamente pobres são aqueles cuja renda familiar mensal per capita não ultrapassa R$ 105,00. Já os pobres são aqueles com renda mensal entre 105,01 reais e 210,00 reais.

O Auxílio Brasil é de responsabilidade exclusiva do Ministério da Cidadania, que também administra os benefícios e verbas de desembolso do programa.

Além de garantir uma renda mensal para essas famílias, o programa também visa auxiliar esses indivíduos para que alcancem autonomia e superem as situações socialmente desfavorecidas em que vivem.

Cadastro

O governo federal usa os registros do Bolsa Família e do CadÚnico para ajudar as famílias brasileiras com direito aos benefícios. Os beneficiários elegíveis ao Bolsa Família são automaticamente incluídos no Auxílio Brasil em outubro de 2021 sem necessidade de registro/cadastro.

Portanto, se você já é cadastrado no CadÚnico, não precisa se cadastrar novamente no Auxílio Brasil. De modo geral, existem três possibilidades de recebimento desse benefício pago pelo governo federal.

São elas:

  • Pessoas que já tinham o Bolsa Família: O Auxílio será pago automaticamente;
  • Pessoas inscritas no CadÚnico, mas que não recebiam o Bolsa Família: Vão para a lista de espera;
  • Pessoas não cadastradas no CddÚnico: É necessário procurar o Cras da cidade para se cadastrar.

Se você é um dos que não está cadastrado no CadÚnico e atende aos requisitos do Auxílio Brasil, saiba que para obtê-lo é necessário estar cadastrado no Cras da sua cidade. Para isso, são necessários documentos como RG, CPF e comprovante de residência. Lembre-se, mesmo que você esteja cadastrado no CadÚnico, isso não garante que você receberá assistência.

Leia também: Fique por dentro das informações sobre o pente fino do BPC

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..