CAIXA lança linhas de crédito imobiliário atualizadas com base na economia de receita
A Caixa lançou uma nova linha de crédito imobiliário baseada na poupança. A modalidade entra em vigor no dia 1º de março.
Anúncios
A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou nesta quinta-feira, 25, uma nova linha de crédito imobiliário com juros atrelados à remuneração da poupança, acrescidos de percentual variável. As contratações por meio desse método entrarão em vigor no dia 1º de março.
Disponível para imóveis novos, usados, de construção e reforma, o prazo é de 420 meses (35 anos), com participação de até 80%. É permitida a portabilidade dos financiamentos realizados com outros bancos.
A rentabilidade da poupança está atrelada ao percentual de juros da taxa Selic. Assim, quando os juros estão abaixo de 8,5% ao ano, tem-se rendimento de 70% desse montante. Com a Selic em 2% ao ano, a economia paga 1,4% no período.
A taxa fixa é definida de acordo com a relação do cliente com a Caixa, variando de 3,35% a 3,99% ao ano.
Hoje, a Taxa Referencial de Juros (TR), taxa fixa para o relacionamento com o banco e a receita da poupança, é zero.
Em 2020, Caixa bateu recorde na concessão de crédito imobiliário
Em 2020, a Caixa bateu recorde em concessão de crédito imobiliário, atingindo R $ 116 bilhões contratados, o que equivale a um aumento de 28,8% em relação ao ano anterior.
As contratações com recursos da poupança (SBPE) atingiram R $ 53,7 bilhões, um crescimento de 103% em relação a 2019. Para se ter uma ideia, o programa Casa Verde Amarela financiou R $ 62,3 bilhões em 2020.
Tivemos um aumento significativo da inadimplência em março e abril, mas houve uma contenção importante com o programa de pausa de financiamento durante a crise. Em fevereiro, alcançamos uma rentabilidade de 99,6%. Basicamente, todas as famílias terminaram a quebra com um índice de inadimplência abaixo da média histórica ”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Confira as demais linhas de crédito disponíveis na Caixa
Além da nova linha de crédito referenciada à poupança, a Caixa também possui linhas referenciadas à inflação (de acordo com o índice IPCA), modalidade TR e taxa fixa de 6% e modalidade prefixada com mínimo de 8,25% ao ano.
“Há alguns meses estudávamos essa nova operação e só a anunciamos quando ela estava totalmente operacional. Pelo tamanho da Caixa, sabemos que, assim que essa linha estiver em operação, teremos uma adesão muito grande ”, afirmou Guimarães.
Publicado em: 8 de outubro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.