CadÚnico: Veja quem pode se inscrever e receber benefícios do governo federal - Programa do Governo

CadÚnico: Veja quem pode se inscrever e receber benefícios do governo federal

 

Anúncios

Cadastro Único – CadÚnico é um programa social implementado pelo governo federal para identificar famílias de baixa renda e fornecer-lhes programas de bem-estar social e econômico, como o programa Bolsa Família. O projeto Cadastro Único reuniu aproximadamente 73,4 milhões de brasileiros para identificar famílias de baixa renda em situação de desvantagem.

Todas as cidades do país podem se registrar gratuitamente. São mais de 7 procedimentos para cadastrados no CadÚnico, podendo a prefeitura cadastrar residentes. Em algumas cidades, o Centro de Aconselhamento de Assistência Social (CRAS) também pode realizar essa ação.

No início deste ano, cerca de 51,4 milhões de pessoas se cadastraram no CadÚnico para receber 600 reais de atendimento emergencial, o que facilitou o processo de pagamento para quem já havia se cadastrado.

Quase 70% das pessoas registradas têm direito a benefícios governamentais. Seu registro no Cadastro Único pode ser identificado pelo número de identificação social (NIS).

O principais programas que o CadÚnico dá acesso, são:

Programa Bolsa Família;
Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
ID Jovem;
Carteira do Idoso;
Programa Minha Casa, Minha Vida;
Programa Bolsa Verde.

Quem pode usufruir dos benefícios e aderir ao Cadúnico?
Para participar, você deve atender aos requisitos estabelecidos pelo governo federal. Famílias com duas ou mais pessoas e pessoas morando sozinhas podem se registrar nas seguintes circunstâncias:

Some-se o valor do salário de todos os membros da família, dividido pelo número de membros da família, até R $ 522,50 por mês (meio salário mínimo); ou

O total de salários de todos os membros da família chega a R $ 3.135,00 (três salários mínimos);

Eles são sem-teto, sejam eles pessoas sem-teto ou famílias sem-teto;

Os cidadãos que precisam se registrar para serviços específicos podem se registrar, mesmo que não estejam dentro do escopo dos requisitos.

As inscrições só podem ser feitas pessoalmente, e o responsável pela família deve trazer os documentos completos:

CPF;
Título de Eleitor.
Todas as inscrições devem ser feitas presencialmente e para mais informações é possível contatar do Ministério da Cidadania no telefone 121.

Publicado em: 31 de julho de 2021

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.